Promovendo a integração e o intercâmbio de informações com o meio acadêmico, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) recebeu, na manhã desta quarta-feira (19/07), a visita de estudantes do curso de Estatística da Universidade Federal do Ceará (UFC) e que integram, também, a empresa Júnior do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (Dema), da UFC, localizada no Campus do Pici, em Fortaleza.
A visita foi coordenada pelo superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, e pelo gerente de Estatística da entidade, Franklin Torres. O grupo de oito alunos foi supervisionado pela professora do curso de Estatística, Jeniffer Duarte, que considera muito importante esse intercâmbio, que estimula o conhecimento sobre a realidade do mercado de trabalho, seus desafios e possibilidades. “Alguns atuam na área de estatística criminal, outros estão mais adiantados na graduação e o curso tem uma abrangência muito grande de atuação”, explicou Jeniffer.
Para o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, esse encontro é primordial para levar à sociedade de forma geral essa mensagem de transparência sobre o trabalho que é realizado na Supesp, superintendência vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE). “Além de um órgão que trata de indicadores criminais, de números, estatísticas, nós propomos os elementos e as informações que irão compor as estratégias dos gestores da segurança pública e discutimos caminhos para alcançarmos índices cada vez mais seguros para a sociedade cearense. A Supesp caminha com a ciência e a pesquisa e estamos, mais uma vez, nos irmanando com o conhecimento acadêmico”, concluiu Nabupolasar Feitosa.
Esta é a segunda visita que estudantes de estatística e de áreas afins como ciência da computação visitam a Supesp. A primeira vez aconteceu em 2022, quando da realização do Seminário Pesquisa e Tecnologia Aplicada à Segurança Pública, realizado em parceria com o Centro Universitário Farias Brito (FBUni).