O Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará após 89 anos sediado no prédio chamado “Casarão Vermelho”, localizado no bairro Jacarecanga, cuja construção data de 7 de setembro de 1934, mudou-se para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).
O novo endereço é na Avenida Borges de Melo, 690 – Bairro Parreão, em Fortaleza, local onde funciona o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). A mudança ocorreu durante a 59ª semana de prevenção de 2023, que se realizou entre 26 de junho e 6 de julho. Coube ao coronel Comandante-Geral José Cláudio Barreto de Sousa com seu comando assumir o novo prédio e sua estrutura.
Este complexo urbano, o Cisp, concentrará, ainda a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o Centro Integrado de Inteligência e Centro de Convivência e interligação com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS).
Os edifícios possuem área construída de 6.952.53 m2, sendo formados por dois blocos de edifícios onde no primeiro o Comando-Geral do CBMCE e toda sua assessoria especializada. Enquanto no segundo prédio, desde 1º de abril de 2022, funciona a 7ª Companhia do 1° Batalhão de Bombeiros Militar (7ªCia/1ºBBM). Ou seja, uma unidade operacional de multimissões.
O projeto é do arquiteto e urbanista Felipe de Sousa Nunes, lotado na Superintendência de Obras Públicas (SOP). O projeto arquitetônico adotado para a concepção do conjunto de edifícios teve um conceito contemporâneo, com uso de materiais como vidro e metal, além de premissas e soluções construtivas sustentáveis que alia inovação, eficiência energética e segurança a partir de técnicas de fachadas ventiladas, forro mineral em placas e pisos elevados.
O conceito arquitetônico foi construído a partir das demandas do Corpo de Bombeiros e conceitos modernos de laje livre tornando o layout nos pavimentos mais orgânicos e adaptável às necessidades administrativas e operacionais.
O prédio foi implantado de forma que o acesso ao Comando-Geral fosse realizado independente ao prédio operacional, porém integrado por meio do acessos internos e ao subsolo comum.
O edifício do Comando Geral é formado por cinco pavimentos, comportando no subsolo sua área técnica e as salas de arquivos. No térreo, funcionam a recepção, a Ouvidoria, o Protocolo Geral e um auditório que comporta 150 pessoas.
No 1° pavimento, está o Comando de Engenharia Prevenção de Incêndio (CEPI). No 2° pavimento, a Célula de Apuração de Procedimentos Disciplinares, a Célula Financeira, a Célula de Compras e a CEDIT de Tecnologia da informação.
Em seu 3° pavimento, funcionam o Comando de Bombeiro da Capital, o Comando de Bombeiro do Interior, a Assessoria de Comunicação e a Coordenadoria de Gestão de Pessoal.
Já no 4° pavimento, estão instaladas a Gerência Superior do Corpo de Bombeiros, formada pelo Comando Geral e o Comando Adjunto, Gabinetes dos comandantes, a Secretaria Direção Superior – DPGI, a assessoria jurídica e de inteligência e o Salão Nobre.
O prédio da 7ª Companhia do 1° Batalhão de Bombeiros dispõe de três pavimentos, comportando no subsolo sua área técnica e as salas de arquivos.
No térreo, a garagem operacional, a recepção, descontaminação, almoxarifado, lavanderia e o cassino.
No 1° pavimento funciona o complexo da unidade operacional e administrativo sendo formado por alojamentos, banheiros e refeitório. No 2° pavimeno, o comando do 1º Batalhão, bem como da 7ª Companhia, além da Ajudância.