O levantamento faz parte do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS/Projeto São José III- 2ª Fase
Após concluir os trabalhos de campo do levantamento de reconhecimento de média intensidade dos solos da parte do Litoral Oeste do Ceará, pesquisadores da Gerência de Meio Ambiente da Funceme realizam trabalhos de unificação das legendas no sul do Estado, especificamente no Cariri.
Essa é uma etapa importante, que visa o enquadramento dos solos no novo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Considerando que o mapeamento do Estado foi feito por partes e que as primeiras áreas foram concluídas em 2012, faz-se necessário esta atualização, visto que em 2018 foi publicado uma nova edição do SiBCS, a qual contém alterações significativas relacionadas às classes de solos.
Assim, para o processo de enquadramento na classificação atual, faz-se necessário a descrição de novos perfis em alguns locais, já mapeados pela Funceme, para confirmar ou alterar a classificação. Essa revisão contempla 17 folhas sistemáticas relacionadas aos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Jardim, Crato, Nova Olinda, Altaneira, Santana do Cariri, Assaré, Potengi, Araripe, Campos Sales e Salitre.
O levantamento faz parte do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS/Projeto São José III- 2ª Fase, do qual também participam profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e da empresa Geosolos.