Segurança Segurança
Voar para proteger e salvar: Ciopaer completa 28 anos
Às vezes, o socorro vem literalmente do céu. Com o lema “Voar para proteger e salvar”, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer...
04/07/2023 12h30
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará

Às vezes, o socorro vem literalmente do céu. Com o lema “Voar para proteger e salvar”, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) completa, nesta terça-feira (4), 28 anos cumprindo múltiplas missões. A unidade, que tem bases em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá e Crateús, realiza desde apoio a operações policiais e patrulhamento preventivo até transporte aeromédico e de órgãos para transplante.

Como o próprio nome já diz, a instituição trabalha de forma integrada com servidores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Para se candidatar a uma função na Ciopaer, o agente de segurança precisa passar por uma banca da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de obter um certificado médico aeronáutico. Após ser admitido, o profissional inicia sua carreira na instituição.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Já os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão presentes 24h por dia nas bases de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Crateús para as missões aeromédicas, precisam passar pelo Curso Médico da Ciopaer antes de começar a trabalhar com a instituição. Entre essas missões, estão transporte com equipamento de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), transporte de órgãos para transplante e transporte de vacinas. As ações acontecem por meio de uma parceria entre a SSPDS e a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Ações

De acordo com o coordenador da Ciopaer, coronel Darley Sousa, o objetivo principal da instituição, e também a ação mais frequente, é o apoio policial. Entretanto, a equipe já foi acionada, na maioria das vezes via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, para as mais diversas ocorrências, como resgates de pessoas e combate a incêndios florestais. “Neste ano, por ocasião das fortes chuvas, fizemos missões de levar mantimentos para as áreas afetadas”, lembra o coronel.

Ele explica que as aeronaves ficam preparadas para as missões de policiamento em todas as bases, mas podem ser adaptadas facilmente para qualquer outro tipo de ação.

Referência

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ainda segundo Darley Sousa, a Ciopaer é referência nacional em aviação de segurança pública. “Neste ano, o estado do Rio Grande do Norte teve um problema de segurança pública e nós enviamos uma aeronave e ficamos 15 dias operando lá. De vez em quando, somos acionados pela Polícia Federal (PF). No interior de Pernambuco, na região da cidade de Salgueiro, a PF todo ano faz operação de combate ao tráfico de drogas e helicópteros dão apoio, pois os locais são de difícil acesso. Nós participamos dessas missões no ano passado e neste ano”, enumera. O coronel acrescenta que equipes de São Paulo e do Acre já vieram conhecer o trabalho da instituição.

“Nosso foco, nossa missão maior é o cidadão cearense. Nós sempre trabalhamos para atender a população. Diuturnamente, estamos prontos para operar em qualquer ponto do Estado do Ceará partindo de uma das nossas cinco bases”, finaliza o coronel Darley Sousa.

Foto: Reprodução/Secom Ceará