Educação Educação
Em transmissão do cargo de reitor da Urca, governador Elmano reforça compromisso com o fortalecimento das universidades estaduais
A Universidade Regional do Cariri (Urca) tem agora novos reitor e vice-reitora: os professores Carlos Kléber Nascimento e Socorro Vieira, respectiv...
04/07/2023 12h00
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará

A Universidade Regional do Cariri (Urca) tem agora novos reitor e vice-reitora: os professores Carlos Kléber Nascimento e Socorro Vieira, respectivamente. A transmissão de cargo foi realizada, na noite dessa segunda-feira (3), no ginásio poliesportivo da Universidade, no Crato, com a presença do governador Elmano de Freitas e do reitor antecessor, Francisco do O’ de Lima Júnior.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Eles já tinham sido nomeados pelo governador Elmano de Freitas no último dia 26 de junho, após, como chapa única, vencerem a eleição interna da Urca, com votação nos campi de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Campos Sales e Iguatu. “É uma alegria dar posse ao professor Carlos Kléber e à vice-reitora Socorro Vieira. Assim, nós reconhecemos e respeitamos a decisão da comunidade universitária que fez esta escolha. Nosso compromisso é sempre garantir que as nossas universidades possam produzir ciência e conhecimento; nossa obrigação é oferecer as condições para que isso aconteça”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.

A Urca conta atualmente com cerca de 10 mil alunos, distribuídos em 32 cursos de graduação, 16 especializações, nove mestrados, dois doutorados e duas residências. E a projeção é consolidar a expansão da Universidade. “Estamos muito animados com o novo momento que se inicia na Urca e nas demais universidades estaduais. Vamos discutir uma legislação que garanta a autonomia tão sonhada para essas instituições”, completou o governador Elmano.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Carlos Kleber substitui o ex-reitor, Francisco do O’ de Lima Júnior. Ele destacou os principais desafios que terá à frente da Reitoria da Urca. “Estamos com a missão de dar andamento aos projetos que já estão implementados e temos novos projetos, com a chegada de cursos de graduação e mestrado, aquisição de equipamentos para os laboratórios e também a ampliação da assistência aos estudantes”, disse.

O novo reitor também ressaltou o compromisso em ouvir a comunidade universitária e seguir com a ampliação da Urca para toda a região do Cariri. “A Universidade é dinâmica, quanto mais ela cresce novas demandas surgem. E o nosso desafio é fazer com que a Urca cresça cada vez mais”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, ressaltou: “A Urca possui importância ímpar para o Cariri. O trabalho iniciado pelo reitor Lima Júnior tem continuidade garantida com a liderança do professor Carlos Kléber nesta instituição. Vamos manter as conquistas que trouxeram um ganho de aprendizado de como a Universidade se relaciona com o Cariri, com o Geopark Araripe, os museus e as unidades descentralizadas”.

A secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, oriunda da Universidade Regional do Cariri, destacou o papel da instituição na formação de jovens da região, que têm a oportunidade de ingressar na Universidade sem se afastar da família. “A Urca é uma universidade renomada em todo o Cariri e muitos alunos da rede pública do Ceará tentam o vestibular da Urca e realizam o sonho de chegar nesta casa. O professor Carlos Kléber chega aqui para dar continuidade ao projeto de expansão da Universidade com o apoio do governador Elmano de Freitas”, afirmou.

Reitor

Professor Carlos Kleber Nascimento de Oliveira é graduado em Engenharia de Materiais, mestre em Engenharia e doutor em Ciências da Engenharia de Materiais. Ingressou na Urca em 1996, como professor bolsista de Extensão Tecnológica.

Em 1998, prestou concurso e foi aprovado e nomeado professor efetivo, perfazendo 27 anos de atuação profissional na instituição. Foi coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica; chefe de Departamento de Engenharia de Produção; diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); pró-reitor de Ensino de Graduação, quando liderou, de forma coletiva, o processo de recredenciamento da Urca e de renovação do reconhecimento dos cursos de graduação.

No ano de 2019, foi eleito vice-reitor da Urca. Foi ainda coordenador local do Dinter em Engenharia Mecânica, em parceria com a Unesp, e coordenador local do Programa de Intercâmbio Brasil/França, Brafitec/Capes. É avaliador de cursos de Graduação do Ministério da Educação (MEC), e de cursos de Engenharia no Mercosul e países associados. Atualmente, é conselheiro do Conselho de Educação do Ceará, membro da Câmara de Educação Superior e Profissional (Cesp/CEE).

Vice-reitora

Professora Maria do Socorro Vieira Lopes é enfermeira, mestre e doutora em Enfermagem. Tem vivências comunitárias na luta pela reforma sanitária brasileira e implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), quando Agente de Saúde à época (1987).

Participou da implantação das primeiras equipes de Saúde da Família em Jucás. Ingressou na Urca, em 2002, como professora efetiva do Departamento de Enfermagem. Foi coordenadora do curso, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), pró-reitora de Assuntos Estudantis (Proae), quando liderou a equipe de elaboração do Núcleo Interdisciplinar de Apoio Psicopedagógico (Niap).

Atualmente, é vice-coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família Renasf/Urca e professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Urca.