Os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) de 2022, no que se refere ao Ensino Médio, demonstram que a aprendizagem nesse nível de ensino se mantém, mesmo diante da pandemia. O Spaece avaliou 95,1% dos alunos da rede pública estadual em 2022.
Outro dado relevante é o fato da rede estadual ter superado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ceará (IDE-Médio Ceará) projetado para o ano passado. Enquanto o Spaece previu um índice de 4,44 pontos, o Ceará atingiu 4,56 pontos.
O desempenho dos jovens da 3ª série do Ensino Médio apresentou os seguintes resultados: em Língua Portuguesa, saiu de 251,6 pontos, em 2012, para 278,6 em 2019, e, em 2022, para 276,6.
Importante ressaltar que em 2022 também foi realizado o Spaece Diagnóstico para identificar o desempenho dos alunos após a pandemia. Na ocasião, a proficiência era 268,2. Dessa forma, houve um crescimento nesse mesmo ano, que deve ser considerado em função dos desafios da covid-19.
Em Matemática, enquanto no ano de 2012 a proficiência correspondia a 260,7, em 2019 foi para 274,6 e, em 2022, 274,4. Levando em consideração ao identificado no Spaece Diagnóstico de 2022, quando a proficiência ficou em 265,5, há também um aumento observado nesse período.
Conforme a coordenadora de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem, Kelem de Freitas, considerando o período pandêmico vivenciado em 2020 e 2021, os números demonstram melhoria na aprendizagem dos jovens cearenses. “Esse é o resultado de um conjunto de ações que buscam fortalecer e recompor as aprendizagens após a pandemia. Entre as estratégias adotadas, citamos o Foco na Aprendizagem, constituído de quatro eixos: avaliação diagnóstica e formativa, distribuição de material estruturado, formação de professores, tutoria em Língua Portuguesa e Matemática, além da universalização do Projeto Professor Diretor de Turma. É o poder e a força da escola pública atuando na vida dos nossos estudantes”, especifica a gestora.
O Ceará foi um dos primeiros estados a estruturar ações de apoio à escola, ao professor, ao aluno e à família para reduzir os efeitos da covid-19 na aprendizagem dos estudantes. Foram instituídas parcerias importantes, construídos documentos para orientação aos protocolos sanitários e para o retorno das atividades presenciais no modelo híbrido.
Para ampliar o acesso às tecnologias durante a pandemia, o Governo adquiriu chips com pacote mensal de 20GB de internet móvel para mais de 627 mil alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das escolas estaduais e distribuiu 300 mil tablets aos alunos do Ensino Médio. Também houve a entrega de 21 mil notebooks para os professores das escolas estaduais.
Ainda em 2020, foram entregues Kits Gravação, compostos de computador, câmera e tripé às escolas estaduais para apoiar e fortalecer o trabalho dos professores e gestores escolares, incluindo os Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) e os Centros Cearenses de Idiomas (CCIs).
Aplicado no início de 2022, o Spaece Diagnóstico teve como objetivo verificar o impacto da pandemia sobre a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. A partir desses resultados, foi iniciado um trabalho focado na Recomposição das Aprendizagens, no Acolhimento, na Busca Ativa, na Preparação para o Enem, na Educação Híbrida e Inovação Educacional, além da Formação Docente.
A rede pública estadual conta com 751 escolas e 401 mil alunos. Nos últimos anos, o Ceará tem obtido expressivos resultados de aprendizagem. Para isso, desenvolve ações de melhoria destinadas às escolas públicas estaduais, tais como o Tempo Integral, Enem Chego Junto, Chego Bem, as Competências Socioemocionais, os Centros Cearenses de Idiomas (CCIs), Ceará Científico, entre outras iniciativas para garantir que os alunos finalizem o Ensino Médio com sucesso e ingressem no ensino superior ou no mundo do trabalho.
Todo o trabalho faz parte do Programa Ceará Educa Mais, constituído de 25 ações destinadas à contínua melhoria da qualidade da educação. Foi lançado durante a pandemia para a recomposição das aprendizagens.
A rede pública estadual de ensino passou a contar, em 2023, com 472 escolas em tempo integral. Desse total, 341 são Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e 131 de Escolas Estaduais de Educação Profissional. Com essa ampliação, 7 em cada 10 unidades passam a ofertar o ensino em tempo integral no Ceará. Ou seja, 71% da rede estadual proporciona uma jornada de sete a nove horas diárias, com até três refeições.
No Ensino Médio, a rede pública cearense subiu mais uma posição no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com nota 4,4, o estado atingiu o 3º lugar, empatado com Pernambuco, Espírito Santo e São Paulo, ficando atrás apenas de Paraná (4,6) e Goiás (4,5).
No Ensino Médio, são 23 escolas da rede estadual entre as 100 melhores do Brasil no Ideb. Nesta etapa da educação básica, o Ceará divide a primeira posição da região Nordeste com Pernambuco.