Duas ofensivas distintas coordenadas por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultaram, nessa quarta-feira (21), na prisão em flagrante de quatro homens suspeitos de integrarem um grupo criminoso responsável por crimes e de um indivíduo suspeito de porte ilegal de arma de fogo. As capturas ocorreram no Conjunto Palmeiras, no Grande Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. Ao todo, quatro pistolas, 168 munições e drogas foram apreendidas. Os suspeitos foram autuados em flagrante em uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).
Após tomarem conhecimento sobre indivíduos armados na região, equipes do Comando Tático Motorizado (Cotam) da PMCE iniciaram diligências e lograram êxito nas prisões de Hailton de Lima Oliveira, de 29 anos, conhecido como “Biscoito”, com passagens por tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo, corrupção de menor, integrar organização criminosa, posse ou porte ilegal de arma de fogo e desacato; David Bernardo Gomes, de 26 anos, com passagens por roubo de veículo; Francisco Carlos Nascimento de Oliveira, de 32 anos, conhecido como “Martelo”, com passagens por receptação e posse de drogas, e Venicio Alves da Silva, de 19 anos.
Durante a ação, três pistolas, 108 munições, aparelhos celulares, nove papelotes de cocaína e dois veículos foram apreendidos. O grupo foi conduzido para o 30º Distrito Policial (DP), onde foi autuado pelos crimes de porte ou posse ilegal de arma de fogo e posse de drogas. Conforme apuração, os homens são suspeitos de integrarem um grupo criminoso responsável por crimes na região.
Outra prisão
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que equipes da PMCE reforçam a região com ações preventivas e ostensivas, contando com apoio de equipes da Força Tática do 16º Batalhão, Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e do Batalhão de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (CPRaio), após relatos de ameaças a moradores. Além da parte ostensiva, a SSPDS ressalta que a Polícia Civil, por meio do 30º DP, realiza diligências com o intuito de identificar e capturar integrantes de grupos criminosos na região. As apurações contam ainda com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da PC-CE.
É importante destacar que no último dia 1º de junho, Michael Silvestre Azevedo (26), conhecido como “MK”, que possui antecedentes por roubo e crime contra a incolumidade pública, foi preso. Ele é apontado como chefe de um grupo criminoso atuante na região e responsável por crimes. A SSPDS reforça que todos os casos que chegam ao conhecimento das Forças de Segurança são devidamente investigados pela PC-CE.
A pasta ressalta ainda que é imprescindível que qualquer tipo de crime seja comunicado às autoridades por meio do Disque Denúncia da SSPDS, pelo número 181, ou registrado em unidades policiais da PC-CE. Os crimes também podem ser registrados por meio de Boletim de Ocorrência (BO), na Delegacia Eletrônica (Deletron), no site https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br, em qualquer hora do dia ou da noite.