A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) assinou um termo de compromisso com a FAE Sistemas de Medição S/A, que visa a reciclagem do plástico presente nos hidrômetros. O material, que antes era descartado, agora retorna para o ciclo de produção para a confecção de novos medidores pela empresa fabricante.
Cerca de 10 toneladas de plástico já foram doadas pela Companhia para a produção de novas peças. Esse é um processo chamado de economia circular, que significa que, com a reutilização, a FAE (empresa fabricante) deixa de extrair novas matérias-primas da natureza e passa a utilizar o mesmo material que já foi fabricado anteriormente.
De acordo com a engenheira ambiental da Gerência de Meio Ambiente da Cagece, Ana Karolina Lima Machado, no Ceará ainda não há uma indústria de reciclagem que realize a compra do tipo de plástico presente nos hidrômetros. “Nesse caso, a assinatura do termo de compromisso entre a Companhia e a FAE foi a solução sustentável encontrada para que esse tipo de material deixasse de ser descartado no meio ambiente aqui no estado”, afirma.
Além de beneficiar o meio ambiente, o novo procedimento permite que a Cagece anule os custos que seriam destinados ao contrato de coleta, transporte e destinação final desse resíduo para o aterro sanitário.
O plástico que compõe os medidores que não estão mais sendo utilizados pela Cagece é coletado pela própria FAE Sistemas de Medição S/A e enviado para a empresa de reciclagem Engplast, localizada em Minas Gerais, e que faz parte do mesmo grupo da empresa fabricante.