Segurança Ceará
Nas alturas: visitantes participam de simulações do CBMCE em equipamentos e tirolesa
Com aventura e doses de adrenalina. Foi assim que os visitantes vivenciaram uma ação realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (...
30/05/2023 16h55
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará

Com aventura e doses de adrenalina. Foi assim que os visitantes vivenciaram uma ação realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) nesta terça-feira (30), durante as comemorações do aniversário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), na exposição “Mundo SSPDS”. Além de uma tirolesa montada para o evento, a festa de 26 anos da pasta contou também com escadas Magirus, equipamentos utilizados pelo CBMCE nas ocorrências.

A ação aproximou os visitantes e curiosos das técnicas e equipamentos utilizados durante as ocorrências em altura. Além da tirolesa, montada especialmente para a ocasião, os participantes do evento puderam subir nas escadas Magirus e conhecer o aparato utilizado pelos bombeiros em ocorrências em locais em altura, que exigem habilidade dos profissionais.

A tirolesa, montada a partir da estrutura da caixa d’água do prédio no bairro São Gerardo (AIS 4), atraiu funcionários da SSPDS, além de visitantes e estudantes de instituições de ensino públicas e privadas, que puderam conhecer as técnicas e realizar a descida aos cuidados dos profissionais do CBMCE.

O comandante do batalhão de Busca e Salvamento (BBS), tenente-coronel BM Daniel Landim, detalhou o uso das técnicas pela corporação. “A tirolesa é uma prática utilizada pelos bombeiros de forma a realizar uma evacuação rápida de um local, caso seja necessária a retirada de uma vítima, consciente ou inconsciente, em uma maca, ou acompanhada de um bombeiro. A prática é realizada em locais de plano vertical, no caso, alguns apartamentos, prédios, entre outros. Já a escada Magirus também é utilizada, tanto para levar o bombeiro, como retirar múltiplas vítimas em caso de incidente”, reforçou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ao participar da ação pelo segundo ano consecutivo, Tainá Ribeiro, assessora de comunicação da SSPDS, comentou ter se sentido tranquila ao descer novamente. “É a segunda vez que eu participo do resgate em altura com os bombeiros, e o que eu mais sinto é segurança! Fico tranquila, pois me sinto muito segura nas mãos destes profissionais que já estão acostumados a resgatar e ajudar as pessoas”, declarou.

Para Cris de Paula, que trabalha na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, descer na tirolesa foi uma experiência muito boa. “Adrenalina a mil! O coração acelera, o pensamento fica a mil e é ótimo, uma experiência boa, a segurança perfeita e é muito bom. Eles são muito preparados, a equipe toda organizada, tudo pra você se sentir seguro. Aconselho”, declarou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Já o estudante Kevin, disse ter se emocionado ao descer na tirolesa pela primeira vez. “É uma sensação muito louca. Me emocionei. É a minha primeira vez fazendo um esporte como esse”, afirmou.

O sentimento também foi compartilhado pelo visitante Matheus Costa, que relatou ter sido uma experiência muito boa descer no equipamento. “É uma experiência muito bacana, enfrentar o medo e novos desafios. Foi um momento muito interessante”, descreveu.