A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) encontrou, neste sábado (27), uma adolescente de 15 anos, que estava desaparecida desde a segunda-feira (22). Ela foi localizada na cidade de Tauá – Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Ceará, após ter sido vista pela última vez em Guaraciaba do Norte (AIS 14), onde reside. Durante a ação, um homem de 29 anos foi detido.
Conforme a PC-CE, após a família registrar um Boletim de Ocorrência (BO) comunicando o desaparecimento, foram iniciadas diligências e oitivas para localizar a adolescente. Em um trabalho conjunto de inteligência entre as Delegacias Municipal de Guaraciaba do Norte e Regional de Tauá, ela foi encontrada.
Os levantamentos policiais apontam que a adolescente conversava com o investigado pelas redes sociais. Ele, com antecedentes por homicídio, roubo, furto de veículo e dano, convidou a vítima para um encontro em Guaraciaba do Norte, custeando a passagem. Após ser localizada, a adolescente, que está bem, foi encaminhada ao Conselho Tutelar do município para ser entregue aos responsáveis, com quem já manteve contato.
A localização e captura do homem é resultado de um trabalho conjunto entre as Delegacias Municipal de Guaraciaba do Norte e Regional de Tauá. Um procedimento foi instaurado para investigar o crime de subtração de menor. A PC-CE investiga, ainda, a participação de outras pessoas no crime.
A PC-CE reforça a importância do registro do Boletim de Ocorrência, comunicando o desaparecimento. Ele pode ser feito em qualquer delegacia da Polícia Civil, detalhando quando a pessoa foi vista pela última vez, características físicas, roupas que usava, número de celular, se tem alguma tatuagem no corpo, entre outros detalhes.
Para comunicar o desaparecimento, não se deve aguardar 24 horas após o sumiço. O registro do Boletim de Ocorrência deve ser feito assim que a situação for percebida.