Uma operação conjunta das forças de segurança do Piauí resultou no resgate de uma idosa de 74 anos e de dez animais mantidos em condições inadequadas em uma residência no município de Parnaíba. A ação, denominada “Operação Desamparo”, foi realizada na última quinta-feira (26) após denúncias anônimas apontarem indícios de negligência no local.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública, a investigação teve início a partir de relatos que indicavam possíveis maus-tratos a animais e abandono de incapaz. Durante as diligências, equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar constataram que a idosa vivia em situação de vulnerabilidade, aparentemente sem acesso adequado a alimentação e cuidados básicos de higiene.
No imóvel, também foram encontrados dez animais — quatro cães e seis gatos — em ambiente considerado insalubre. Eles foram resgatados e encaminhados para avaliação e acompanhamento veterinário.
Uma mulher apontada como responsável pela residência foi conduzida à Central de Flagrantes para a adoção dos procedimentos legais cabíveis. O caso segue sob investigação.
Segundo o delegado responsável pelo caso, a operação revelou um cenário que exigiu intervenção imediata das autoridades para garantir a proteção das vítimas. A ação contou ainda com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA), da Vigilância Sanitária e suporte de monitoramento aéreo.
A Secretaria de Segurança Pública reforçou a importância das denúncias anônimas no combate a crimes de maus-tratos e abandono, orientando que informações sobre situações semelhantes sejam comunicadas às autoridades por meio do telefone 190.