Saúde 2º Dia do 8º CIOPI
8º CIOPI, um marco para a Odontologia Piauiense
De acordo com Drª. Natália Costa, o acompanhamento deve ser desde o início da vida, porque a “nossa” saúde começa pela boca e o “nosso sorriso” é o nosso cartão de visita.
26/05/2023 23h22 Atualizada há 1 ano
Por: Gil Costa
Dr. Marcílio Melo - Presidene do 8º CIOPI e Dra. Natália Costa - Palestrante do evento Foto: Poral Verdes Campos Sat

O 8° Congresso Internacional de Odontologia do Piauí que acontece no Espaço 3 do Centro de Convenções Atlantic City, no bairro São João, em Teresina-PI chega ao seu segundo e penúltimo dia, com o objetivo de agregar à Odontologia.

A ABO – Associação Brasileira de Odontologia em parceria com várias outras escolas do Piauí, são as responsáveis pela realização do 8º CIOPI.

O evento é um referencial na área da odontologia em toda região Norte e Nordeste, o que demonstra a imensa adesão de profissionais e estudantes. Em 2017, quando ocorreu a 7ª edição, o número de congressistas foi de aproximadamente três mil e nesta 8ª edição, o número de inscritos é superior a quatro mil, como destaca o Presidente do 8º CIOPI, Dr. Marcílio Melo, que afirma também que esse número, representa uma perspectiva muito boa e demonstra que a odontologia do nosso país está ficando cada vez mais forte, sendo vista a nível internacional, pois o evento conta com a participação de palestrantes de países como Portugal e Peru, por exemplo, além dos palestrantes locais, em média 150, distribuídos em 11 auditórios do Centro de Convenções do Atlantic City.

Para Dr. Marcílio Melo, a tecnologia ajudou no processo de aproximação do paciente com o profissional, um avanço que contribui na realização de procedimentos que eram estigmatizados como o canal, sem dor, sem receio e sem medo.

Dr. Marcílio Melo - Presidente do 8º CIOPI e Meste em Endodontia - Foto: Reprodução Redes Sociais 

 

Dr. Fausto Ferreira, Presidente do CRO-PI – Conselho Regional de Odontologia do Piauí destaca que o 8º Congresso Internacional de Odontologia do Piauí é um evento grandioso e que nunca um congresso de odontologia no estado reuniu tantos participantes.

Ele cita que o primeiro dia do 8º CIOPI já o surpreendeu.  “A gente que participa de eventos aqui no Piauí e em outros estados, geralmente o primeiro dia pela manhã, são poucos participantes, e já a partir do primeiro momento, o nosso evento estava completamente lotado”.  dr. Fausto destaca ainda que os profissionais da odontologia têm feito um trabalho de conscientização da população, o que é um programa do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que visa a necessidade de tratar também da saúde bucal.  E segundo o mesmo, os resultados têm sido bastante satisfatórios.

Dr. Fausto Ferreira - Presidente do CRO-PI 

 

Uma das palestrantes do 3º dia do 8º CIOPI, Dra. Natália Costa, enfatiza a importância da parceria do cirurgião(ã) dentista com o técnico e auxiliar de saúde bucal.

Para ela, a tecnologia tem sido fundamental na aproximação do paciente. “Hoje em dia a tecnologia odontológica tem avançado de forma grandiosa, aqui mesmo neste evento, nós podemos observar esse centro comercial, onde temos a maior feira odontológica de novas tecnologias do meio Norte e Nordeste, e em questão do medo, a gente tem diversos materiais e produtos que ajudam o paciente a perder esse medo junto com a forma de abordagem nos consultórios e clínicas odontológicas”.

Dra. Natália Costa - Especializanda em Endodontia - Foto: Reprodução Pessoal  

 

A profissional ainda destaca a relevância de um acompanhamento da saúde bucal a partir da formação, ou seja, ainda na barriga da mãe, com o pré-natal odontológico, porque quando a gestante não cuida de sua saúde bucal, isso pode interferir de formas graves na saúde do bebê. De acordo com Drª. Natália Costa, o acompanhamento deve ser desde o início da vida, porque a “nossa” saúde começa pela boca e o “nosso sorriso” é o nosso cartão de visita.

Profissionais cada vez mais jovens chegam ao mercado para ofertar sua parcela de contribuição à uma população que há tempos compreendeu que a saúde bucal é essencial para a saúde de todo o organismo.

Dr. Pedro Henrique Oliveira Silva, especializando em Ortodontia é um destes jovens profissionais que ver na atualização, no acesso ao conhecimento, nas novas tecnologias, pontos chaves do 8º CIOPI, o que beneficia diretamente a comunidade que passa a contar com um tratamento diferenciado, um acolhimento de maneira mais ampla e mais atual, visto que todas as tecnologias estão expostas e ao seu serviço. E afirma também que após os três dias de evento  “levará com certeza novas técnicas e novos materiais e que na vivência com os colegas de profissão, sempre acabam adquirindo conhecimento, um feedback e certamente na segunda-feira, quando chegar em nosso consultório, a gente tem outra visão do mercado e de uma maneira mais vasta, porque quando a gente  vai caminhando sozinho, a gente fica reduzido ali e no evento, a gente abrange, aprende e volta pro consultório cheio de conhecimento.

Dr. Pedro Henrique - Especializando em Ortodonia - Foto: Reprodução Pessoal