A chuva que atingiu Teresina na tarde de quinta-feira (19) alagou ruas e avenidas e veio acompanhada de fortes rajadas de vento que derrubaram árvores, inclusive sobre um trailer. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), o volume acumulado chegou a 30 mm. Vídeos enviados à TV Clube mostram as avenidas João XXIII e Frei Serafim sob chuva intensa e com grande acúmulo de água nas pistas.
Na Estrada da Alegria e no bairro Morada do Sol, árvores caíram sobre a pista e em frente a uma residência. Um trailer de hamburgueria, localizado na Avenida João Antônio Leitão, também foi atingido por uma árvore. Desde quarta-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido dois alertas de chuvas intensas para a capital. As estações do Cemaden registraram 30 mm no Centro, 18 mm na Zona Leste e 14 mm na Zona Norte.
Durante o período chuvoso, as orientações incluem evitar se abrigar debaixo de árvores em caso de ventos fortes e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, se possível, desligá-los diretamente no quadro geral de energia. Situações de emergência devem ser comunicadas imediatamente ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, e à Defesa Civil, pelo número 199.