Assistência Social Piauí
Piauí avança no enfrentamento às drogas, acolhimento terapêutico e reinserção no mercado de trabalho
A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) realizou, nessa quinta-feira (12), a divulgação oficial do relatório de ges...
13/02/2026 10h46
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) realizou, nessa quinta-feira (12), a divulgação oficial do relatório de gestão 2025, em evento no Palácio de Karnak, que contou com a presença do governador Rafael Fonteles, da secretária Simone Pereira e das equipes de diretores, gerentes e coordenadores da instituição, além dos membros do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do Piauí, e o presidente da Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas (Fenact), Célio Luiz Barbosa.

Durante a apresentação, o governador Rafael Fonteles destacou a importância do monitoramento e da qualificação permanente das comunidades terapêuticas. Segundo ele, o trabalho iniciado na gestão anterior vem sendo aperfeiçoado com foco em resultados concretos.

“Não adianta apenas acolher. É preciso acompanhar os resultados e saber qual o percentual de dependentes que estão superando o vício. O recurso público precisa gerar resultado. Estamos integrando cada vez mais as comunidades às ações de saúde, educação e assistência social para salvar mais pessoas da dependência química. Os números mostram essa melhoria e o Piauí está se tornando referência no tema”, afirmou o governador.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Cendfol

Acolhimento nas comunidades terapêuticas

Trinta e três comunidades terapêuticas foram monitoradas pelo Sistema de Controle de Acolhimento e Reinserção (Sicar), em 2025. Nesse período, 307 pessoas concluíram o processo de acolhimento nas unidades.

O índice de comparecimento às ações planejadas das organizações da sociedade civil credenciadas apresentou crescimento, passando de 15,35% em 2024 para 18% em 2025 – um aumento de 2,65%.

Também foram realizados 14.301 atendimentos em atividades de prevenção, representando um crescimento de 15,85% e o alcance da meta estabelecida para o período. Entre as atividades desenvolvidas estão práticas esportivas, oficinas, palestras e aulas de dança.

Reinserção no mercado de trabalho

A política de reinserção social também apresentou resultados relevantes. Em 2025, de acordo com o levantamento da Cendfol, 318 acolhidos foram inseridos no mercado de trabalho, enquanto 1.272 pessoas foram impactadas indiretamente pelas ações desenvolvidas.

Foram ofertados cursos de empreendedorismo, culinária, costura e artesanato de biojoias, ampliando oportunidades de geração de renda e fortalecendo a autonomia dos beneficiários.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Cendfol

Ampliação das ações de saúde

Por meio do programa Piauí Saúde Digital, 100% das Comunidades Terapêuticas (33 unidades) foram atendidas, totalizando mais de 4.000 atendimentos.

As testagens de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) alcançaram 29 Comunidades Terapêuticas, com 645 acolhidos testados e 3.225 testes realizados, reforçando a política de cuidado integral à saúde.

Política pública com responsabilidade e eficiência

Durante a prestação de contas, a secretária do Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Simone Pereira, ressaltou que os resultados refletem uma nova metodologia de trabalho, baseada em responsabilidade, compromisso e visão técnica.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Cendfol

“Apresentamos nossos avanços e mostramos que política pública se faz com articulação e. Quando há integração entre as áreas e compromisso com metas, os resultados aparecem. Ficamos felizes com os números alcançados e ainda mais motivados para continuar trabalhando em favor das pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas no nosso estado”, destacou a gestora.

Referência nacional

Em 2025, o Piauí também se destacou na formulação de políticas públicas sobre drogas. A consulta pública do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas na região Nordeste foi a maior do país, reunindo 602 participantes e resultando em 39 propostas aprovadas.

Outro avanço foi a regulamentação do Fundo Estadual de Políticas sobre Drogas, por meio do Decreto Estadual nº 23.911/2025, fortalecendo os instrumentos de financiamento e expansão das ações.

Para a Cendfol, os resultados consolidam o compromisso do Governo do Piauí com uma política estruturada, integrada e orientada por resultados, ampliando o cuidado, a prevenção e as oportunidades para a população piauiense.