O início do Brasileirão deu amostras definitivas de que a temporada será de tirar o fôlego. A terceira rodada, encerrada na noite desta quinta-feira (12), foi marcada por um equilíbrio impressionante e uma média de gols altíssima, que incendiou as arquibancadas de norte a sul do país. Entre viradas dramáticas nos acréscimos e o despertar de potências que ainda não haviam vencido, a tabela começou a ganhar contornos de rivalidade intensa.
O grande destaque ficou por conta da mudança no topo: com uma atuação de gala no Rio Grande do Sul, o Palmeiras saltou para a liderança com 9 pontos, mas é seguido de perto por um pelotão de elite formado por São Paulo, Bahia e Fluminense, todos empatados em 7 pontos. Enquanto isso, o Athletico-PR ostenta o status de único time com 100% de aproveitamento em seus jogos, surgindo como a grande ameaça aos líderes, mesmo com um jogo a cumprir
Na outra ponta da tabela, o sinal de alerta acendeu para clubes tradicionais. Gigantes como Internacional, Santos, Vasco e Cruzeiro terminam a semana mergulhados na zona de rebaixamento, somando apenas um ponto em nove possíveis, o que já coloca técnicos e elencos sob o primeiro grande teste de pressão do ano.
Confira agora os detalhes, as estatísticas e o que de melhor aconteceu em cada confronto que agitaram este meio de semana:
Terça-feira (10/02) - Flamengo vence a primeira
Foto: Reprodução/CRF
Vitória 1 x 2 Flamengo: No Barradão, o Flamengo buscou reabilitação após um início morno. Abriu o placar com Pulgar e ampliou o marcador com gol de Everton Cebolinha. O Vitória até buscou reação com gol de Matheusinho, mas na reta final do jogo, Renato Kayser parou nas mãos de Rossi após cobrança de pênalti. O Rubro-Negro carioca mostrou eficiência ofensiva para somar sua primeira vitória fora de casa, enquanto o Vitória amargou sua segunda derrota no campeonato.
Quarta-feira (11/02) – A "Noite dos Empates"
Atlético-MG 3 x 3 Remo: Uma montanha-russa na Arena MRV. O Galo esteve à frente duas vezes com Hulk marcando o primeiro e Ruan Tressoldi o segundo, mas viu o Remo virar para 3x2 com gols de Vitor, Yago Pikachu e Alef Manga. O empate heroico do Atlético veio apenas aos 54 minutos do segundo tempo com Dudu. O Atlético-MG segue sem vencer (2 empates e 1 derrota), que acabou gerando na demissão do técnico Jorge Sampaoli.
Foto: Paulo Pinto / São Paulo FC
São Paulo 2 x 0 Grêmio: Atuação sólida do Tricolor Paulista no MorumBIS. Lucas Moura cobrando um pênalti e Calleri marcando após boa trama ofensiva com Lucas Ramon, Lucas e Luciano no segundo tempo marcaram os gols. O Grêmio por sua vez, não conseguiu fazer o seu jogo e foi amplamente dominado pelo adversário. Além disso, o Grêmio ainda teve seu zagueiro Wagner Leonardo ser expulso após dois amarelos, e o São Paulo ainda perdeu um pênalti com Luciano, após defesa de Weverton. O São Paulo dormiu na liderança provisória e mostrou que o entrosamento do ataque está em dia.
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Vasco 0 x 1 Bahia: Em um São Januário lotado, o Vasco pressionou, mas parou na organização do Bahia de Rogério Ceni. Everton Ribeiro foi o maestro da partida, servindo a assistência para o gol único marcado por Luciano Juba após cobrança de escanteio. O Vasco entrou na zona de rebaixamento, somando apenas 1 ponto em 9 possíveis. O Bahia vive boa fase e está entre os primeiros na tabela.
Foto: Reprodução/Youtube
Chapecoense 3 x 3 Coritiba: Duelo de tirar o fôlego na Arena Condá. O Coxa chegou a abrir vantagem com Breno Lopes só que a Chape conseguiu o empate com Walter Clar ainda na primeira etapa. O Segundo tempo foi mais agitado com o Coxa já abrindo 3 a 1 com mais um gol de Breno e Pedro Rocha, só que o time da casa buscou reação e dimununiu com Eduardo Doma e empatou no apagar das luzes com Rubens.
Mirassol 2 x 2 Cruzeiro: No interior paulista, o Mirassol saiu atrás no marcador após um gol de Wanderson. Só que o Leão Caipira, conseguiu empatar e virar com gols de Nathan e Negueba. O time da casa vencia até o fim, mas cometeu um pênalti nos descontos e Kaio Jorge converteu para o Cruzeiro, garantindo o primeiro ponto da Raposa na competição.
Quinta-feira (12/02) – Definição da Liderança
Athletico-PR 2 x 1 Santos: O Furacão manteve os 100% de aproveitamento (2 vitórias em 2 jogos). O Santos lutou, mas sucumbiu à pressão da Arena da Baixada no final do jogo. O Peixe segue sem vencer no retorno à elite, ocupando a 18ª posição.
Foto: Reprodução/SEP
Internacional 1 x 3 Palmeiras: No Beira-Rio, o Palmeiras deu uma aula de contra-ataque. Com gols de Flaco López e assistência magistral de Andreas Pereira, o Verdão não deu chances ao Inter. O Palmeiras assumiu a liderança isolada pelo saldo de gols. O Inter vive crise e entrou no Z4.
Foto: Reprodução/FFC
Fluminense 1 x 0 Botafogo: O "Clássico Vovô" foi truncado e decidido nos detalhes. Lucho Acosta marcou o único gol no Maracanã. O Fluminense saltou para a 4ª colocação, enquanto o Botafogo estacionou no meio da tabela.
Corinthians 2 x 0 Red Bull Bragantino: O Timão finalmente desencantou. Com gols de seus atacantes e uma noite inspirada de Rodrigo Garro, o Corinthians dominou o Massa Bruta na Neo Química Arena. A primeira vitória aliviou o clima no Parque São Jorge e tirou o time da lanterna.
Tabela após a 3º rodada
01º - 09pts - 03V - PALMEIRAS
02º - 07pts - 02V - SÃO PAULO
03º - 07pts - 02V - FLUMINENSE
04º - 07pts - 02V - BAHIA
05º - 06pts - 02V - ATHLETICO/PR
06º - 06pts - 02V - RED BULL BRAGANTINO
07º - 05pts - 01V - CHAPECOENSE
08º - 05pts - 01V - MIRASSOL
09º - 04pts - 01V - CORITIBA
10º - 04pts - 01V - FLAMENGO
11º - 03pts - 01V - BOTAFOGO
12º - 03pts - 01V - CORINTHIANS
13º - 03pts - 01V - GRÊMIO
14º - 03pts - 01V - VITÓRIA
15º - 02pts - 00V - ATLÉTICO/MG
16º - 02pts - 00V - REMO
17º - 01pts - 00V - VASCO
18º - 01pts - 00V - SANTOS
19º - 01pts - 00V - INTERNACIONAL
20º - 01pts - 00V - CRUZEIRO
Classificados para a fase de grupos da Libertadores
Classificados para a fase prévia da Libertadores
Classificados para a fase de grupos da Sulamericana
Rebaixados para a Série B