Uma operação de fiscalização realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou na apreensão de mais de 13 quilômetros de redes de pesca, armadilhas irregulares e cerca de 180 quilos de pescado no Piauí. A ação faz parte da Operação Piracema I, iniciada no último dia 3, com foco na Região da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, no Norte do estado.
De acordo com o órgão ambiental, o objetivo é coibir a pesca ilegal durante o período da piracema, fase reprodutiva dos peixes. Em uma das fiscalizações, realizada na Lagoa de Buriti dos Lopes, aproximadamente 8 quilômetros de redes foram encontrados.
O pescado apreendido foi destinado a ações sociais, enquanto as redes foram destruídas. A operação conta com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
No Piauí, a pesca comercial e esportiva está proibida entre 15 de novembro de 2025 e 16 de março de 2026. A pesca de subsistência é permitida, com limite de 5 quilos por dia. O descumprimento das regras pode gerar multa de R$ 700 a R$ 100 mil, além de prisão.