Está aberto o período para atualização cadastral e cadastramento de novas entidades interessadas em participar do Orçamento Participativo Digital (OPA) edição 2026-2027. Esta etapa teve início nessa segunda-feira (9) e seguirá aberta até o prazo final de cadastro de propostas, que será definido no edital da próxima edição do programa. Poderão participar exclusivamente entidades com sede nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.
O processo será realizado por meio de uma campanha de atualização cadastral e de cadastramento de novas entidades, garantindo a manutenção de um banco de dados permanentemente atualizado, confiável e compatível com as necessidades de planejamento, gestão e execução das ações do programa.
A iniciativa também busca reduzir a burocracia administrativa e dar mais celeridade ao acesso das entidades às ações e benefícios ofertados pelo OPA.
As entidades que já participaram de edições anteriores do Orçamento Participativo Digital e desejam concorrer novamente em 2026–2027 deverão, obrigatoriamente, atualizar seus dados sempre que houver alteração na documentação da entidade ou de seu representante legal. A atualização ou o novo cadastramento não implica, automaticamente, na inscrição de propostas, que seguirá regras próprias definidas em edital específico.
A atualização e o cadastramento serão realizados exclusivamente de forma digital, por meio do Portal do OPA ( opa.colab.re ). Para participar, as entidades devem possuir CNPJ válido, ser sem fins lucrativos, atuar na representação de interesses coletivos locais e ter sede em um dos municípios contemplados pelo programa. Também será necessário apresentar estatuto social, ata de eleição e posse da diretoria registrada em cartório, documento oficial com foto e CPF do representante legal, além de comprovante de endereço.
O OPA
O programa do Governo do Piauí fortalece a participação da população na definição das prioridades de investimentos públicos, funcionando como espaço de escuta e decisão coletiva, em que cidadãos e entidades comunitárias podem apresentar propostas e ajudar a definir onde parte do Orçamento do Estado será investida.