Educação Piauí
Intercambistas do programa Do Piauí para o Mundo encerram imersão acadêmica e cultural em Singapura
A etapa do programa Do Piauí para o Mundo em Singapura foi marcada por uma intensa agenda de atividades acadêmicas e vivências culturais. No Instit...
08/02/2026 10h10
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí

A etapa do programa Do Piauí para o Mundo em Singapura foi marcada por uma intensa agenda de atividades acadêmicas e vivências culturais. No Institute of Technical Education (ITE College East), 20 estudantes e quatro professores da Rede Pública Estadual participaram de formações voltadas ao aprofundamento em Inteligência Artificial Generativa, Robótica e Inovação Tecnológica.

Durante as atividades, os intercambistas tiveram contato com ferramentas desenvolvidas pela Google, explorando aplicações práticas para organização de estudos, produção de conteúdos e desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Seduc

Os participantes também integraram workshops de Robótica e experiências em espaços makers. Em duplas, montaram e programaram robôs para uma competição prática e dinâmica que estimulou o trabalho colaborativo, raciocínio lógico, criatividade e aplicação de conhecimentos técnicos.

A programação incluiu ainda visitas a iniciativas voltadas à inovação e à sustentabilidade, entre elas a Hyundai Singapura, onde os estudantes conheceram projetos e soluções tecnológicas adotadas pela empresa.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Seduc

A dimensão cultural também fez parte da experiência. O grupo visitou importantes pontos da cidade, como a Galeria Nacional de Singapura e a Sustainable Singapore Gallery. Em outro momento, os intercambistas utilizaram o metrô até o National Stadium, passaram pelo Museu do Esporte de Singapura e encerraram o dia no East Coast Park, em atividades de lazer e integração.

Yasmin Carvalho, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Raimundinho Andrade, em Campo Maior, destacou a importância da experiência. “Foram 30 dias incríveis, com muito aprendizado em tecnologia. Também conhecemos a história de Singapura e como o país se desenvolveu. É uma experiência que vamos levar para a vida”, afirmou.

O professor Sávio Rodrigues, do Ceti Lucas Meireles, ressaltou o impacto da vivência para educadores e estudantes. “Foi uma jornada de muito aprendizado para todos nós. Sem dúvidas, uma experiência enriquecedora. Voltamos para casa com novos conhecimentos e muitas memórias para compartilhar com todos”, avaliou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Seduc

Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, a experiência internacional representa um marco na trajetória dos estudantes da Rede Pública Estadual. “Este é o último grupo de vencedores da edição de 2025 do maior hackathon de escolas públicas do mundo que estão realizando intercâmbio. Ao todo, 130 estudantes e 26 professores da rede estadual vivenciaram essa experiência, conectando a educação pública do Piauí às melhores práticas internacionais”, destacou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Seduc

As delegações do programa passaram por países como Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal e Singapura, consolidando a iniciativa como uma das maiores políticas de intercâmbio educacional da rede pública brasileira.

Todas as despesas, incluindo passagens, hospedagem, alimentação e acompanhamento pedagógico, foram integralmente custeadas pelo Governo do Estado, garantindo que os estudantes tivessem acesso a uma formação internacional de alto nível.