Um tremor de terra de magnitude 2,1 na escala Richter foi registrado na cidade de Bocaina, no Piauí, na noite de terça-feira (3). Este é o segundo episódio do tipo ocorrido no estado em apenas 48 horas. O registro foi feito por uma estação do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN), que ainda vai confirmar oficialmente a causa do sismo.
De acordo com o geógrafo Rafael Marques, o tremor é semelhante ao que ocorreu no domingo (1º) em Castelo do Piauí. Ambos foram considerados de baixa intensidade e não provocaram prejuízos. O especialista explicou que, como hipótese, o fenômeno pode estar relacionado à acomodação do terreno, influenciada pela presença de falhas geológicas na região e pelo lineamento estrutural das bacias do riacho Riachão e do Rio Guaribas.
Marques destacou ainda que a região é suscetível a pequenos tremores, que diferem dos terremotos. Enquanto os tremores de baixa intensidade não afetam diretamente a estrutura das comunidades, os terremotos podem trazer riscos à saúde pública e causar danos significativos. Ele lembrou que, atualmente, os registros são possíveis graças ao avanço tecnológico dos órgãos e universidades, e que novos episódios podem ocorrer dependendo dos fatores geológicos locais.