Geral Governo
Fapema e UFMA fortalecem parceria científica com novos convênios em pesquisa, comunicação e tecnologia
Convênios contemplam os projetos Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica; Acompanhamento Científico do Futebol Ma...
31/01/2026 02h15
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Ampliando sua parceria científica, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) assinaram quatro novos convênios e acordos. Foram assinados termo aditivo do projeto Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado; acordo de cooperação técnica do projeto Acompanhamento Científico do Futebol Maranhense; convênio para instalação de conexão de fibra óptica para integrar a Fundação à Rede Nacional de Pesquisa; e um acordo de cooperação técnica para a fabricação e lançamento de foguetes de treinamento no Centro de Lançamento de Alcântara.

A solenidade de assinatura aconteceu nesta sexta-feira (30), na sede da Fundação, no bairro Renascença, e contou com a presença do presidente da Fapema, Nordman Wall, e do reitor da UFMA, Fernando Carvalho, além de diretores científico da Fundação, Cristiano Capovilla; e Financeiro e Administrativo, Arnodson Campelo; e pró-reitores e assessores da universidade.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, definiu a solenidade como um momento importante para a ciência do estado. “Em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, estamos celebrando a assinatura de diversos acordos de cooperação e convênios. Nosso objetivo é promover a divulgação científica, tecnológica e da inovação, além de fomentar o desenvolvimento de ciência, inovação e tecnologia próprias do Maranhão. Creio que este será um trabalho conjunto muito proveitoso, e é fundamental reconhecer que cada investimento em ciência tende a gerar um retorno significativo para a sociedade”, assinalou.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destacou a parceria com a Fapema, que tem gerado investimentos significativos na universidade. “A UFMA se destaca como a instituição com maior produção científica e tecnológica no Maranhão e todos os acordos assinados hoje vão garantir muitos avanços para a nossa universidade que desde a ampliação da divulgação dos resultados das nossas pesquisas a fim de que a sociedade compreenda as atividades dos pesquisadores universitários. Destaco ainda o apoio ao desenvolvimento dos nossos projetos aeroespaciais, o acesso à rede de alta velocidade provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa entre outros trabalhos que já desenvolvemos em conjunto”, pontuou.

Integração à Rede Nacional de Pesquisa

Um dos destaques da solenidade desta sexta-feira (30) foi a assinatura do convênio para instalação de conexão de fibra óptica para assegurar o acesso à rede de internet com melhor capacidade de transmissão estabelecendo uma conexão entre a sede da Fapema e o Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), localizada na UFMA. 

Essa integração é um salto de qualidade, considerando que a RNP é uma rede de internet de altíssima velocidade e ampla estabilidade, pensada especificamente para a comunidade científica. Para a Fapema, representa mais segurança de dados, menor latência em sistemas internos e uma conexão mais direta com as maiores instituições de pesquisa do mundo já que é o que há de mais moderno em conectividade para quem faz ciência.

O superintendente de Tecnologia da Informação (STI) da UFMA, Anilton Maia, afirmou que esta parceria contribuirá para o aprimoramento da pesquisa no estado. “É com grande satisfação que conduzimos a parte técnica da conexão entre a Fapema e a UFMA, visando garantir uma alta velocidade de internet. Essa iniciativa proporcionará à Fapema uma rede de alta velocidade, que contribuirá para o aprimoramento da pesquisa, da ciência, da inovação e de todas as atividades que dependem de uma conectividade robusta com a internet”, informou.

Apoio a projetos aeroespaciais

Reforçando seus investimentos para o desenvolvimento do setor aeroespacial no estado, a Fundação e a Universidade assinaram acordo de cooperação técnica para desenvolver, fabricar e lançar foguetes de treinamento do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), integrando pesquisa em materiais energéticos (HTPB sintetizado a partir de etanol) e o desenvolvimento de microeletrônica embarcada compatível com os sistemas do CLA em uma infraestrutura laboratorial dedicada.

O diretor científico da Fundação, Cristino Capovilla, enfatizou que este acordo se trata de uma inovação promissora por parte da Fapema. “Essa ação estratégica visa qualificar recursos humanos de alto nível no Maranhão, integrando o Centro de Lançamento de Alcântara às universidades maranhenses e abrangendo todo o processo de produção, lançamento e acompanhamento de foguetes e propulsores. Além disso, visa a construção de infraestrutura e a concessão de bolsas de qualificação. A expectativa é que, nos próximos três anos, seja realizado um investimento de 3,7 milhões de reais em equipamentos, bolsas e equipes, em uma área estratégica para o Maranhão e para o Brasil”, afirmou.

Em 2025, a Fapema apoiou a fabricação do nanossatélite Jussara-K. O apoio da Fundação incluiu a aquisição de painéis solares para o sistema de energia do satélite, o desenvolvimento de uma plataforma de coleta de dados (PCD), custeio com despesas da equipe técnica da UFMA, envolvida na integração com o foguete lançador, e a divulgação pública do lançamento.

Ciência a favor do futebol maranhense

Também foi assinado termo aditivo do projeto Acompanhamento Científico do Futebol Maranhense, que é fruto de convênio firmado entre a Fapema, a UFMA e o Maranhão Atlético Clube (MAC), que vai permitir a prática profissional a bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da universidade com atletas do clube esportivo. 

O projeto, que começou a ser executado ainda em 2025, integra múltiplas áreas do conhecimento, preenchendo lacuna histórica no futebol do estado e preparando profissionais qualificados para suprir esta demanda. o projeto contempla estrutura científica que irá conectar formação esportiva e alto rendimento.

Divulgação Científica

Foi assinado, ainda, o termo aditivo do projeto Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão que tem como principal objetivo fortalecer a divulgação científica no estado, capacitando pesquisadores para relacionamento com a mídia.

A iniciativa, cuja primeira edição aconteceu em 2025, irá potencializar a comunicação das ações institucionais e contribuir para tornar a ciência mais acessível ao público, ampliando sua visibilidade e impacto social.