A Aston Martin fez sua estreia, nesta quinta-feira (29), no quarto dia de shakedown coletivo da Fórmula 1 no circuito de Bracelona, na Espanha.
A equipe britânica anunciou que ficaria fora dos três primeiros dias de programação dos testes, marcando presença na pista na quinta e na sexta-feira (30). Conforme previsto, o AMR26 saiu dos boxes com o piloto canadense Lance Stroll ao volante.
Neste ano, o carro desenhado pelo projetista Adrian Newey e equipado com motor Honda, foi para o teste todo na cor preta, sem a característica pintura verde metálica. A previsão é que Fernando Alonso participe do shakedown nesta sexta-feira (30).
A estreia do AMR26, no entanto, não foi como a Aston Martin gostaria. Com cerca de uma hora de atividade, já no fim da tarde, Lance Stroll teve problemas e ficou parado na entrada do pitlane, provocando uma bandeira vermelha. A informação é do site espanhol SoyMotor.
A Mercedes mais uma vez foi o destaque positivo, acumulando quilometragem com George Russell e Kimi Antonelli. O britânico fez a melhor volta do dia, marcando extraoficialmente 1min16s6. Segundo informações, o motor Mercedes é o mais potente deste ano.
O australiano Oscar Piastri foi o escolhido da McLaren para correr na pista. O piloto fez um total de 48 voltas com o modelo MCL40, mas precisou voltar para os boxes com problemas no sistema de combustíveis. Na Ferrari, Lewis Hamilton contabilizou 85 voltas.
Além das quatro equipes, outras seis estiveram em ação: Red Bull, Racing Bulls, Cadillac, Alpine, Audi e Haas. A Williams é a única ausente no shakedown coletivo.