Esportes Automobilismo
Williams ficará fora dos testes de pré-temporada da Fórmula 1 na Espanha
Anúncio foi feito nesta sexta-feira (23); equipe teve dificuldades em cumprir os testes de segurança obrigatórios da FIA.
24/01/2026 09h40 Atualizada há 3 horas
Por: Amanda Lafayette Fonte: Band Esportes
Foto: Reprodução

A Williams F1 Team não participará do primeiro teste de pré-temporada da Fórmula 1 em 2026, que vai ocorrer na próxima semana no Circuito da Catalunha, na Espanha. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (23), pela equipe inglesa em um comunicado oficial. Segundo o RacingNews365, a Williams teve dificuldades em cumprir os testes de segurança obrigatórios da FIA.

A equipe perderá um terço dos nove dias totais permitidos de testes de pré-temporada antes da abertura do campeonato. Com isso, os pilotos Alex Albon e Carlos Sainz teriam, no melhor cenário, apenas três dias cada ao volante do novo FW48, concentrados exclusivamente nos dois testes previstos para o Bahrein, em fevereiro.

Em vez disso, a equipe realizará uma série de testes, incluindo um programa VTT na próxima semana com o carro de 2026, para se preparar para o primeiro teste oficial no Bahrein e a primeira etapa da temporada em Melbourne, na Austrália.

A sessão, realizada de forma privada e sem presença de público, reuniria as 11 equipes do grid ao longo de até três dias de atividades dentro de uma janela total de cinco dias. No entanto, fontes próximas ao caso indicam que a Williams enfrentou problemas para ser aprovada nos testes.

A limitação de tempo de pista é especialmente sensível em 2026, ano que marca a estreia do novo regulamento técnico da Fórmula 1.

Alex Albon e Carlos Sainz Jr. (Foto: Reprodução)