Geral Buscas
Cães farejadores confirmam passagem de crianças desaparecidas por casa abandonada em Bacabal, no Maranhão
Informação foi repassada durante entrevista coletiva que atualizou o andamento das buscas, que já duram 12 dias no município maranhense.
16/01/2026 08h06 Atualizada há 3 horas
Por: Amanda Lafayette Fonte: Portal Imirante.com
Foto: Divulgação/ SSP-MA

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, confirmou, na noite desta quinta-feira (15), que cães farejadores identificaram a passagem das crianças desaparecidas em Bacabal, Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, por uma casa abandonada localizada próxima a uma região de lago.  A informação foi repassada durante entrevista coletiva que atualizou o andamento das buscas, que já duram 12 dias no município maranhense.

Segundo Maurício Martins, os cães farejadores que integram a força-tarefa reconheceram o odor das crianças e também do primo delas, Anderson Kauã, de 8 anos, resgatado no dia 7 de janeiro. O local, conhecido pelos policiais como “casa caída”, fica no povoado São Raimundo, na zona rural de Bacabal, e já havia sido citado pelo menino após ser encontrado com vida.

Relato do menino orientou as buscas

De acordo com o secretário, Anderson Kauã relatou que, em uma das noites em que o trio esteve desaparecido, chegou ao imóvel abandonado acompanhado de Ágatha e Allan. Ele teria deixado os primos no local e saído sozinho em busca de ajuda. Pouco tempo depois, o garoto foi localizado pelas equipes de resgate, reforçando a importância do depoimento para as buscas das crianças desaparecidas no município.

Região do lago terá estratégia ampliada

Durante os trabalhos desta quinta-feira, os cães farejadores também desceram uma área de ribanceira e circularam nas proximidades do lago próximo à casa abandonada. Apesar disso, nenhuma nova pista conclusiva foi encontrada até o momento. Diante do cenário, a Secretaria de Segurança Pública informou que a estratégia será ampliar a área de buscas e intensificar os trabalhos em um perímetro maior, com reforço das equipes especializadas.

"Tivemos a confirmação pelos cães de que naquele local as três crianças realmente passaram. Ele (Kauã) descreveu aquele local como ele chegou em uma noite com as duas crianças. Foi reconhecido através de fotografia e de objetos como cadeiras, colchão e botas. Os cães farejadores identificaram a presença das três crianças inclusive como o Kauã descreveu, inclusive quem entrou por qual lado da casa. Os três estiveram lá", afirmou Maurício Martins.

(Foto: Divulgação/ SSP-MA)

Apoio de Bombeiros e cães farejadores do Pará e do Ceará

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, utilizou as redes sociais para informar que doze bombeiros e seis cães farejadores, vindos dos estados do Pará e do Ceará, vão reforçar as buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly e Allan Michel, que estão desaparecidos há 11 dias no município de Bacabal, a 240 km de São Luís. Além de agradecer à cooperação dos governadores Helder Barbalho, do Pará, e Elmano de Freitas, do Ceará, Brandão disse que essa iniciativa vai fortalecer o trabalho das equipes na busca pelas duas crianças.

"Recebemos o apoio de sete bombeiros e dois cães farejadores vindos do Pará, além de cinco bombeiros e quatro cães farejadores do Ceará, para reforçar as buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly e Allan Michel. É uma união de esforços para ampliar as frentes de trabalho e fortalecer a atuação das equipes em campo. Agradeço aos profissionais e aos governadores Helder Barbalho e Elmano de Freitas pela solidariedade e cooperação", afirmou o governador.

 (Foto: Reprodução)