A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou nesta terça-feira (13) que dois bebês da capital foram intoxicados após consumirem fórmula infantil de marcas produzidas pela Nestlé Brasil.
Os dois bebês, que têm cerca de 1 ano, tiveram sintomas como vômitos persistentes e diarreia.
As famílias suspenderam o uso dos produtos após perceberem que as latas pertenciam aos lotes contaminados. Segundo a secretaria, agora, os pacientes "evoluem bem".
O governo não divulgou quais foram as marcas específicas consumidas pelos bebês.
Na última quarta-feira (7), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e a distribuição de lotes de fórmula infantil de marcas como Nestogeno, Nan Supreme e Alfamino, de forma preventiva, por haver um risco identificado de contaminação por uma toxina.
A Vigilância Sanitária do DF informou que todas as drogarias, estabelecimentos de saúde e pontos de venda foram alertados sobre o recolhimento de lotes contaminados. De acordo com a Secretaria de Saúde, caso seja constatada a comercialização do item recolhido, os responsáveis serão autuados conforme a legislação sanitária vigente.
A diretora da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé, reforçou que os casos registrados envolvem produtos adquiridos antes do recolhimento e orientou as famílias a verificarem se possuem unidades dos lotes afetados.
A lista completa das unidades recolhidas está disponível no site da fabricante, que oferece suporte e substituição aos consumidores.