Geral Violação
Adolescente é filmada oferecendo cigarro eletrônico à sobrinha de 2 anos de idade, no Maranhão
Conselho tutelar localizou a família da criança; a jovem foi encaminhada à rede municipal de proteção e atendimento para acompanhamento.
08/01/2026 08h33
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1 Maranhão
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Uma adolescente foi filmada oferecendo um cigarro eletrônico à sobrinha de apenas 2 anos, em Açailândia, a 562 km de São Luís.

O vídeo, gravado pela própria adolescente e compartilhado em sua rede social, mostra a criança manuseando o dispositivo e inalando a fumaça

O cigarro eletrônico contém substâncias tóxicas que causam dependência rápida e sérios danos à saúde física e mental. A comercialização desses dispositivos é proibida no Brasil.

O caso chegou ao Conselho Tutelar, que informou ter tomado conhecimento do vídeo na noite da última segunda-feira (5) e iniciado imediatamente os levantamentos. Na manhã desta terça (6), a família da criança foi localizada, notificada e atendida pelos conselheiros tutelares.

Segundo o órgão, foram feitas orientações sobre os riscos da situação, e a adolescente foi encaminhada à rede municipal de proteção e atendimento para acompanhamento, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Dispositivo é ilegal no Brasil

A comercialização de cigarros eletrônicos, como o vape, é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009. Apesar disso, a venda desses produtos ocorre de forma clandestina em várias regiões do país.

Segundo a Anvisa, estudos mostram que o dispositivo provoca o aumento do tabagismo.