Geral Governo
Governo qualifica quase 4 mil profissionais pelo Programa Cuidar de Todos em 2025
Vinculada à SES, a ESP-MA atua como eixo estratégico do programa, e atua na qualificação e a formação permanente dos trabalhadores do Sistema Único...
03/01/2026 10h17
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Em mais uma ação do Governo do Estado para qualificar os profissionais de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) encerrou o ano de 2025 com investimentos na formação e ampliação do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS). Desse modo, a Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP-MA) promoveu a qualificação de 3.785 profissionais de saúde por meio dos cursos do 1º Ciclo do Itinerário Formativo do Programa Cuidar de Todos. 

“O Programa Cuidar de Todos é uma iniciativa do Governo do Estado que busca fortalecer as ações de saúde nos municípios, da Atenção Primária à Média e Alta Complexidade, aproximando o cuidado da população. Ao articular a formação com as gestões municipais, fortalecemos o municipalismo e contribuímos diretamente para a melhoria da qualidade da assistência à saúde no Maranhão”, afirmou a diretora administrativa da ESP-MA, Ana Lúcia Nunes.

Vinculada à SES, a ESP-MA atua como eixo estratégico do programa, e atua na qualificação e a formação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) como componentes essenciais para a melhoria da assistência.

Ao todo, foram ofertados quatro cursos: “Qualificação para Profissionais da Atenção Primária à Saúde”, com 2.541 concluintes; “Qualificação do Pré-Natal na Atenção Primária à Saúde”, com 789 concluintes; “Atenção Integral à Pessoa com Hipertensão e Diabetes na Atenção Primária à Saúde”, com 299 concluintes; e “Boas Práticas na Gestação, Puerpério e Amamentação na Atenção Primária à Saúde”, com 156 concluintes.

As formações ocorreram de maneira online nos meses de janeiro, março, abril e junho de 2025 e contaram, majoritariamente, com a participação de enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde e profissionais que integram equipes multidisciplinares da APS, público-alvo prioritário da oferta educacional.

Por se tratar de um curso livre, também houve adesão de profissionais de outros serviços da Rede de Saúde, incluindo a Rede Hospitalar dos municípios. No eixo materno infantil, por exemplo, participaram profissionais que atuam em maternidades, o que ampliou o alcance da formação e favoreceu o intercâmbio de experiências entre os diferentes níveis de atenção.

Cuidar de Todos

Lançado pelo governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, em agosto de 2023, o Programa Cuidar de Todos tem como objetivo promover a qualificação profissional dos trabalhadores da saúde, além de fortalecer a Atenção Primária com a dispensação de equipamentos e insumos destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). A iniciativa busca melhorar os indicadores de saúde e ampliar a qualidade e a resolutividade dos serviços ofertados à população nos territórios.