Agricultura Agronegócio
Terminal de Grãos do Maranhão registra recorde de movimentação em 2025
Operação do terminal conta atualmente com capacidade anual de cerca de 15 milhões de toneladas, que deve aumentar com a terceira fase de expansão, incluindo um terceiro berço de atracação e a adição de 8,5 milhões de toneladas à capacidade operacional.
31/12/2025 10h11
Por: Amanda Lafayette Fonte: Assessoria
Foto: Reprodução/ Vosmar Rosa/ MPOR

O Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM) registrou, em 2025, a movimentação de 13,5 milhões de toneladas de grãos, embarcadas em 202 navios no Porto do Itaqui, em São Luís. Os principais destinos foram países da Ásia e da Europa. Do total exportado, 11,7 milhões de toneladas eram de soja e 1,8 milhão de toneladas de milho. O terminal atende principalmente os estados do MAPITO (Maranhão, Piauí e Tocantins), além de áreas do Nordeste de Mato Grosso e da Bahia.

Com o volume registrado neste ano, o TEGRAM se prepara para atender a safra recorde de 2025/26, estimada em 354,8 milhões de toneladas pelo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em novembro. A operação do terminal conta atualmente com capacidade anual de cerca de 15 milhões de toneladas, que deve aumentar com a terceira fase de expansão, incluindo um terceiro berço de atracação e a adição de 8,5 milhões de toneladas à capacidade operacional.

“O grande volume exportado este ano indica que estamos em uma posição relevante na cadeia do agronegócio brasileiro”, afirmou Marcos Pepe Bertoni, presidente do Consórcio TEGRAM-Itaqui. “Nossa infraestrutura, equipe e processos foram planejados para suportar essa demanda e garantir embarques no ritmo que o agronegócio exige”, completou.