A Câmara Municipal de Teresina poderá aumentar sua composição de 29 para 31 vereadores a partir das eleições de 2028. A possibilidade está condicionada à confirmação dos dados oficiais do próximo censo populacional e à homologação da Justiça Eleitoral.
A ampliação é prevista na Emenda Constitucional nº 58, de 2009, que redefiniu os limites de vereadores nas câmaras municipais de acordo com a população de cada cidade. Pela norma, municípios com população superior a 900 mil habitantes e inferior a 1.050.000 podem ter até 31 parlamentares.
Segundo estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Teresina alcançou, em 2025, uma população de 905.692 habitantes. Esse número enquadra a capital piauiense na faixa populacional prevista pela Constituição Federal para a ampliação das cadeiras no Legislativo municipal.
O tema já está sendo acompanhado pela Câmara Municipal. A assessoria jurídica da Casa analisa os aspectos legais e os procedimentos necessários para eventual adequação da composição parlamentar, caso os dados populacionais sejam oficialmente consolidados.
A adoção da medida, no entanto, depende da divulgação dos números definitivos do censo e de sua apreciação pela Justiça Eleitoral, responsável por homologar a quantidade de vereadores a ser eleita em cada município. Somente após esse processo será possível confirmar se Teresina terá, de fato, dois novos representantes no Legislativo a partir do próximo pleito municipal.