A primeira semana do verão começa com mudança de tempo em algumas regiões do Brasil. No Sul, há a possibilidade de chuva moderada a forte no Rio Grande do Sul, com risco de temporais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta laranja para o Estado, apontando perigo de tempestades.
O alerta do Inmet vale até as 22h de segunda-feira (22) para quase todo o Estado, com exceção do norte. Nessas áreas, podem ocorrer ventos de até 100 quilômetros por hora, chuva de até 100 milímetros no intervalo de 24 horas e a possibilidade de ocorrência de granizo.
Na capital gaúcha, Porto Alegre, o Inmet prevê temperaturas variando de 20 a 29 graus, com nuvens e pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nas demais capitais do país, a situação deve ser semelhante nesta segunda-feira (22).
“Entre o fim da manhã e o início da tarde [de segunda-feira], as pancadas se espalham por Santa Catarina. No Paraná, a previsão é de chuva fraca a moderada na metade oeste, com chance de trovoadas”, acrescenta a Climatempo, em boletim.
Ainda assim, com exceção do centro-sul do Rio Grande do Sul, as temperaturas devem se manter elevadas, de um modo geral, em toda a região Sul.
A MetSul Meteorologia destaca que a instabilidade chega ao Rio Grande do Sul depois de um fim de semana de forte calor, com temperaturas que chegaram a bater nos 40 graus em algumas localidades do Estado, como em Vale do Sol (40,1ºC).
No sábado, as máximas chegaram a 39,1ºC em Doutor Maurício Cardoso; 39,0ºC em Jaguarão; 37,3ºC em Alegrete; 37,1ºC em Santa Rosa; e 37,0ºC em Tupanciretã; 36,3ºC em Campo Bom; 35,8ºC em São Leopoldo; 35,3ºC em Sapucaia do Sul; 32,7ºC em Cachoeirinha e Viamão; e 32,6ºC em Eldorado do Sul.
Em boa parte do Norte e Nordeste do Brasil, a previsão é de chuva intensa, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. O alerta amarelo, de perigo potencial, atinge pelo menos dez estados, indicando chuva de até 50 milímetros e ventos de até 60 quilômetros por hora em um intervalo de 24 horas.
O Inmet também colocou sob alerta amarelo partes da Bahia, Pernambuco e Alagoas, no Nordeste do Brasil.
Clima na semana do Natal
No Sudeste, o predomínio é de tempo seco e de calor intenso nos próximos dias, informa a Climatempo. A pressão atmosférica elevada reduz a nebulosidade e inibe o aparecimento da chuva. As temperaturas devem se manter em elevação pelo menos até a véspera do Natal (24).
Em São Paulo, os termômetros devem marcar até 35 graus. No Rio de Janeiro, a temperatura pode chegar a 38 graus. Em Belo Horizonte, 32 graus; e em Vitória, 34 graus.
“Com menos nuvens, o sol aparece por várias horas consecutivas, favorecendo o aquecimento intenso do ar. A expectativa é de temperaturas acima do normal em muitas áreas do Sudeste, especialmente na última semana de 2025”, avalia a Climatempo.