Ciência Aviação
Postagem da Nasa sobre irmãos Wright irrita brasileiros e vira alvo de memes sobre quem inventou o avião.
Brasil considera Santos Dumont, enquanto os Estados Unidos defendem que o título é dos norte-americanos Orville e Wilbur Wright.
22/12/2025 08h57
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1
Foto: Reprodução/ Arquivo

Uma publicação do Escritório de História da Nasa exaltando os irmãos Wright como pioneiros da aviação virou motivo de "treta" nas redes sociais para brasileiros.

“Doze segundos que inauguraram uma nova era de possibilidades. No aniversário do primeiro voo sustentado e controlado de uma máquina mais pesada que o ar, realizado pelos irmãos Wright em 17 de dezembro de 1903, homenageamos os pioneiros — do passado e do presente — que levaram a humanidade a novas alturas no ar e no espaço”, diz a publicação.

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais/ X)

Nos comentários, os usuários contestaram a homenagem e defenderam que o verdadeiro pai da aviação é o brasileiro Santos Dumont.

O principal alvo das piadas foi o método de decolagem: o avião dos Wright só saía do chão com ajuda de trilhos e de um sistema de pesos de ferro que funcionava como uma catapulta improvisada.

A polêmica sobre quem inventou o avião perdura a mais de um século: o Brasil considera Santos Dumont inventor do avião, enquanto os Estados Unidos defendem — e espalham para o mundo — que o título é dos americanos Orville e Wilbur Wright.

Santos Dumont fez o primeiro voo da história homologado pela Federação Aeronáutica Internacional. Em 12 de novembro de 1906, em frente a uma multidão em Paris, ele cruzou o campo de Bagatelle a bordo do 14-bis, confirmando que uma máquina mais pesada que o ar era de fato capaz de voar.

Foi depois de tudo isso, em 1908, que Orville e Wilbur Wright apareceram reivindicando terem voado antes do brasileiro, em 1903. Em junho de 2025, a BBC News Brasil conversou com oito especialistas em aviação de quatro países, que explicaram os argumentos dos dois lados.

(Foto: Irmãos Wright/ Reprodução/ Arquivo)


(Foto: Santos Dumont/ Reprodução/Arquivo)