Economia Agronegócio
Preço do tomate cai mais de 26% em novembro nos mercados atacadistas
Boa oferta de hortaliças derruba valores do tomate, da cenoura e da batata, segundo a Conab.
19/12/2025 09h50
Por: Amanda Lafayette Fonte: Globo Rural
Foto: Reprodução/ AdobeStock

Diante da boa oferta de tomate nos principais mercados atacadistas do país, os preços do produto caíram 26,15% em novembro. Os dados fazem parte do 12º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (18) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“Essa maior disponibilidade do alimento nas Centrais de Abastecimento analisadas pela estatal pode ser explicada pela maturação mais acelerada do produto diante das temperaturas mais elevadas”, destacou a Conab, em comunicado.

Outro produto que apresentou forte queda de preço foi a cenoura. Em novembro, a redução foi de 9,68% em relação à média de outubro. Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), a queda chegou a 21,15%, o maior recuo registrado no período analisado. A diminuição dos preços ocorreu mesmo com menor oferta do produto.

A batata também ficou mais barata no atacado, com queda de 2,37% em novembro. Apesar da redução menor na comparação mensal, o preço médio do produto está 51,3% abaixo do valor registrado no mesmo mês de 2024. A Conab lembra que esse período é marcado pela mudança na origem da produção, com o fim da safra de inverno e início da safra das águas.

Por outro lado, alguns produtos ficaram mais caros. A alface teve alta de 3,36% em novembro, puxada pela redução da oferta nos mercados. Já a cebola registrou aumento de 8,79%, movimento considerado comum para esta época do ano. Segundo a Conab, novembro costuma ter elevação nos preços devido à troca do principal eixo fornecedor do produto.

Frutas

No grupo das frutas, a Conab apontou relativa estabilidade nos preços. Banana, maçã e laranja apresentaram leves quedas de 0,13%, 0,82% e 1,10%, respectivamente.

No caso da banana, a oferta diminuiu nos entrepostos atacadistas analisados, enquanto a demanda teve grandes oscilações. A menor disponibilidade do produto é explicada pela redução da produção da banana nanica no Vale do Ribeira, em São Paulo, e da banana prata no norte de Minas Gerais, principal região fornecedora dessa variedade para as Ceasas.