Política Congresso Nacional
Orçamento de 2026 precisa de R$ 20 bilhões para ser fechado, diz Haddad
Governo apresentou simulações e subsídios técnicos para viabilizar a votação do orçamento sem riscos fiscais.
17/12/2025 09h16
Por: Amanda Lafayette Fonte: InfoMoney
Foto: Reprodução/ Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Nesta terça-feira (16), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad informou que a decisão sobre o corte de benefícios fiscais está agora nas mãos do Congresso Nacional. Ele ressaltou que o governo precisa de R$ 20 bilhões para equilibrar o Orçamento do próximo ano.

Em entrevista na saída do Ministério da Fazenda, Haddad disse que o governo apresentou simulações e subsídios técnicos para viabilizar a votação do Orçamento de 2026 sem riscos fiscais.

“Fizemos algumas simulações para o relator, e agora a decisão está com o Congresso Nacional, mas os subsídios foram entregues para que a conta pudesse fechar e o Orçamento pudesse ser votado na quinta-feira”, afirmou Haddad após participar de reunião de líderes no Congresso nesta tarde.

O principal instrumento defendido pelo Ministério da Fazenda para garantir essa arrecadação é um projeto que prevê o corte linear de 10% nos incentivos fiscais infraconstitucionais. Ficam de fora da proposta benefícios previstos na Constituição, como os concedidos à Zona Franca de Manaus.

O projeto foi aprovado na madrugada desta quarta-feira (17) na Câmara dos Deputados e deve ser apreciado no Senado ainda nesta quarta.