Um empréstimo para o governo do Piauí no valor de foi aprovado nesta terça-feira (16) pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O valor deve ser destinado a áreas como saúde, segurança pública, infraestrutura, inovação tecnológica e aporte de capitais.
Antes de chegar ao plenário, o pedido passou pela Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, onde também recebeu parecer favorável. O relator foi o deputado Hélio Isaías (PT).
Segundo a Alepi, o Governo argumenta que "A contratação do crédito tem como objetivo garantir a continuidade e a ampliação dos investimentos públicos, além de impulsionar ações estruturantes voltadas ao desenvolvimento econômico e social do Piauí, com foco na redução das desigualdades, na melhoria da qualidade de vida da população e no fortalecimento da infraestrutura pública".
No dia 9 de dezembro, os deputados estaduais já haviam aprovado outra autorização para contratação de crédito. Na ocasião, o empréstimo aprovado foi de 600 milhões de dólares junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o equivalente a cerca de R$ 3,25 bilhões, conforme a cotação atual.