Esportes Copa do Mundo
Definidos os caminhos de 42 das 48 seleções no torneio mundial em 2026
Para o caminho do Hexacampeonato, o Brasil está no Grupo C com Marrocos, Escócia e Haiti
06/12/2025 08h28 Atualizada há 3 horas
Por: Emanuel Lucas
Foto: Reprodução/FIFA

O sorteio dos 12 grupos da Copa do Mundo de 2026 definiu os primeiros passos das 48 seleções na maior competição de futebol do planeta. O evento, realizado no Kennedy Center em Washington D.C., confirmou o novo formato expandido e reservou confrontos interessantes, incluindo o caminho da Seleção Brasileira em busca do Hexacampeonato. O sorteio dos grupos da Copa do Mundo FIFA 2026 foi precedido por uma cerimônia de gala que celebrou a expansão e o espírito da competição.

 

A cerimônia teve um forte componente artístico e de celebridades para criar a atmosfera de um evento mundial:

Os grandes destaques foram as apresentações do tenor italiano Andrea Bocelli e do icônico grupo americano Village People, que encerrou o espetáculo. A condução do evento ficou a cargo de um trio de personalidades internacionais, incluindo a supermodelo alemã Heidi Klum (em sua segunda participação em sorteios da Copa) e o ator/comediante americano Kevin Hart, além de Danny Ramirez.


Foto: Saul Loeb / AFP

Diversos craques e ex-jogadores de diferentes nações estiveram presentes. O Brasil foi representado por figuras como Ronaldo Fenômeno, Kaká e Roberto Carlos. Outros nomes de peso incluíram o ex-goleiro espanhol Iker Casillas, o italiano Roberto Baggio e o treinador da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti. A dimensão do evento foi reforçada pela presença de ícones do esporte americano, como o ex-jogador de futebol americano Tom Brady e o ex-jogador de basquete Shaquille O'Neal.

O caminho do Brasil: Grupo C

A Seleção Brasileira, comandada por Carlo Ancelotti e cabeça de chave do Grupo C, terá pela frente uma chave com adversários de peso e também um estreante no Mundial. Começará sua caminhada contra Marrocos, Escócia e Haiti.


Foto: Reprodução/FIFA

Marrocos foi a grande sensação da Copa de 2022, chegando às semifinais. Será o adversário de estreia do Brasil, no dia 13 de junho, nos Estados Unidos. A equipe africana e a Escócia foram adversários do Brasil na fase de grupos da Copa de 1998, na França, onde o Brasil venceu por 2 a 1 a Escócia na abertura do mundial e venceu Marrocos na sequência por 3 a 0. O Haiti faz sua segunda aparição em Copas do Mundo, a primeira desde 1974.

O sorteio distribuiu as 48 seleções em 12 grupos de A a L. É importante notar que seis vagas ainda serão definidas em repescagens intercontinentais e europeias, a serem realizadas em março de 2026.


Foto: Reprodução/TV Globo

Grupo A - México (Sede), Coreia do Sul, África do Sul e Repescagem D (UEFA)
Grupo B - Canadá (Sede), Suíça, Catar e Repescagem A (UEFA)
Grupo C - Brasil, Marrocos, Escócia e Haiti
Grupo D - Estados Unidos (Sede), Paraguai, Austrália e Repescagem C (UEFA)
Grupo E - Alemanha, Equador, Costa do Marfim e Curaçao
Grupo F - Holanda, Japão, Tunísia e Repescagem B (UEFA)
Grupo G - Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia
Grupo H - Espanha, Uruguai, Arábia Saudita e Cabo Verde
Grupo I - França, Senegal, Noruega e Repescagem Intercontinental 2
Grupo J - Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
Grupo K - Portugal, Colômbia, Uzbequistão e Repescagem Intercontinental 1
Grupo L - Inglaterra, Croácia, Panamá e Gana

Repescagens UEFA:


Foto: Reprodução/FIFA

Repescagem A: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia e Herzegovina.
Repescagem B: Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia.
Repescagem C: Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo.
Repescagem D: Dinamarca, Macedônia do Norte, República Tcheca ou Irlanda. 

Repescagem Intercontinental:


Foto: Reprodução/FIFA

Repescagem 1: Nova Caledônia, Jamaica ou República Democrática do Congo.
Repescagem 2: Suriname, Bolívia ou Iraque.

O novo formato da Copa do Mundo (48 Seleções)

A Copa do Mundo de 2026 inaugura um formato significativamente diferente, com o aumento de 32 para 48 seleções e de 64 para 104 jogos:

- Fase de Grupos: As seleções estão divididas em 12 grupos (de A a L) com quatro equipes em cada um.

- Para o Mata-mata classificam-se: Os dois primeiros colocados de cada um dos 12 grupos e os oito melhores terceiros colocados no geral.

- Mata-mata inédito (16-avos de final): A competição terá uma fase extra, onde as 32 seleções classificadas se enfrentarão em jogos eliminatórios únicos.

A FIFA garantiu que os quatro times de melhor ranking (Espanha, Argentina, França e Inglaterra) fossem alocados em lados opostos da chave, de forma que o encontro entre eles só possa ocorrer a partir da semifinal, caso avancem.

Destaques e curiosidades do sorteio

Grupos Difíceis: Os grupos I (França, Senegal, Noruega), H (Espanha, Uruguai, Arábia Saudita) e L (Inglaterra, Croácia, Gana) prometem confrontos de alto nível.

Favoritos em Chaves Tranquilas: A Argentina (Grupo J) e Portugal (Grupo K) parecem ter chaves mais acessíveis, pelo menos na teoria, com a Argentina enfrentando Argélia, Áustria e Jordânia.

Ausência da Itália: A situação mais notável do sorteio é que a tetracampeã mundial Itália ainda luta por uma vaga através da repescagem europeia (Repescagem A), podendo cair no Grupo B contra Canadá, Suíça e Catar.

A Copa do Mundo de 2026 terá seu jogo de abertura no dia 11 de junho, no México (Estádio Azteca), com o confronto entre México e África do Sul (Grupo A). A grande final está marcada para 19 de julho no Metlife Stadium em Nova Jersey.