A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou a contratação de técnicos que atuarão diretamente dentro de cooperativas, aplicando a metodologia do Programa de Fortalecimento das Cooperativas da Agricultura Familiar do Piauí (Redecoopi) e acompanhando processos essenciais de gestão, logística, fidelização dos cooperados e estruturação produtiva. Ao todo, 32 organizações entre associações e cooperativas serão atendidas.
A contratação foi anunciada, nessa segunda-feira (1º), durante o seminário inaugural do Programa Mais Gestão, que é desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e tem como foco aprimorar a gestão, fortalecer a comercialização e ampliar a capacidade organizativa das cooperativas e associações atendidas pelo Redecoopi.
A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou que o Mais Gestão – RedeCoopi, representa um avanço decisivo para o cooperativismo no Estado. “A ideia é contratar técnicos que estarão diretamente vinculados a essas cooperativas, executando exatamente a metodologia da RedeCoopi e apoiando todo o processo de gestão, de comercialização e de fidelização dos cooperados”, explicou.
Durante o seminário inaugural, realizado em Teresina, o coordenador do projeto RedeCoopi – Mais Gestão no âmbito do IFPI, Thiago Soares, destacou a importância da preparação dos profissionais envolvidos. “O objetivo é iniciar o seminário inaugural com a capacitação e preparação dos técnicos para que eles possam iniciar o trabalho junto às organizações que serão atendidas, que são 32 ao todo, entre associações e cooperativas. Esse é o grande objetivo: garantir que eles estejam preparados para atuar diretamente junto às organizações da agricultura familiar aqui do Piauí”, destacou.
A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Piauí) também esteve presente. A presidente da entidade, Emanuela Pereira, do município de Piripiri, reforçou que a iniciativa chega em um momento importante para as cooperativas do estado. “Hoje estou aqui representando a nossa cooperativa da agricultura familiar, que é contemplada pelo programa de gestão do Estado. E também estou presidente da Unicafes Piauí, formalizada este ano. Estamos aqui para participar, pleitear e contribuir”, disse.
Entre os profissionais selecionados para atuar diretamente nas organizações está Neurivânia Santos Oliveira, graduada em Administração e mestre em Comunicação pela UFPI. Ela compartilhou sua expectativa para o trabalho no campo. “Acredito que o projeto tem muito a agregar no sentido de expansão, de comprometimento e de fortalecimento da gestão. Minha expectativa é dar o meu melhor e apoiar essas famílias para que elas tenham melhores condições de desenvolvimento”, destacou.