Terça, 02 de Dezembro de 2025
30°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Agricultura Mercado

Demanda interna faz preço do milho subir e encerra novembro em alta

Indicador do Cepea registra valorização de 3,95% no mês, impulsionado pela retomada das compras e oferta limitada.

02/12/2025 às 14h46
Por: Amanda Lafayette Fonte: Globo Rural
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A procura doméstica por milho voltou a crescer na semana passada, elevando os preços do cereal em grande parte das regiões monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na sexta-feira (28/11), o indicador do milho do Cepea, com base na região de Campinas (SP), fechou a R$ 68,76 por saca de 60 quilos, acumulando alta de 3,95% em novembro.

Segundo o Cepea, parte dos compradores, que vinha usando estoques ou aguardando uma possível queda nas cotações, voltou ao mercado para recompor reservas e se organizar para o fim de 2025. As últimas semanas do ano costumam ter menor ritmo de negócios, principalmente pela paralisação de transportadoras.

Do lado da oferta, pesquisadores do Cepea apontam que produtores estão focados na semeadura da safra de verão e, atentos ao retorno da demanda, têm reduzido o volume disponível para entrega imediata, o que contribui para a valorização.

Além disso, a paridade de exportação e os embarques em níveis favoráveis fortalecem a posição dos vendedores, que esperam oportunidades melhores para fechar novos negócios.

O Cepea destaca que fatores como a entrada da safra dos Estados Unidos, a necessidade de liberação de armazéns por parte dos agricultores brasileiros e o alto estoque de passagem no País podem limitar novas altas nos preços internos nos próximos meses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias