Geral Governo
Governo do Estado anuncia instalação do Centro de Inteligência Estratégica e reforça agenda de saúde digital
O anúncio integra a programação do 1º Seminário Maranhense de Saúde Digital, Inovação e Informação em Saúde, realizado no Hotel Abbeville, em São L...
02/12/2025 13h54
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, anunciou nesta segunda-feira (1º) a instalação do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual (Cieges) do SUS. O anúncio integra a programação do 1º Seminário Maranhense de Saúde Digital, Inovação e Informação em Saúde, realizado no Hotel Abbeville, em São Luís, que reúne gestores e especialistas para discutir a integração de dados e o uso de tecnologia na qualificação das políticas públicas.

A nova estrutura funcionará como um núcleo permanente de inteligência, reunindo representantes de todas as Secretarias Adjuntas da SES para analisar informações estratégicas, qualificar processos e orientar decisões dentro do SUS.

Para a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Déborah Campos, o avanço representa uma virada na organização da saúde digital no estado. “Nós pegamos o Maranhão sem qualquer maturidade digital em saúde. Hoje, entramos em uma fase de decisões baseadas em evidências e em maior eficiência do investimento público. E, dentro do nosso plano operacional, iremos capacitar os 217 municípios para que eles também possam trabalhar com uma gestão estratégica baseada em informação, em tempo oportuno para gerar resposta oportuna”, destacou a gestora.

Histórico

Em 2023, a Secretaria de Estado da Saúde iniciou uma reorganização da política digital ao instituir a Superintendência de Saúde Digital, Inovação e Informação em Saúde. No mesmo ano, em parceria com o Conass, promoveu a oficina que deu início ao processo de implantação do Cieges. Nesse período, também foi estruturada a plataforma Monitora Saúde para acompanhar os indicadores do Programa Cuidar de Todos, reunindo dados de Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Assistência e informações sociodemográficas distribuídas em 46 painéis.

O vice-presidente do Conass no Nordeste e secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, destacou que a inauguração do Cieges representa um avanço estratégico para o Maranhão. “O estado dá um passo decisivo ao integrar seus sistemas de saúde ao padrão utilizado pelos demais estados brasileiros. O Cieges padroniza dados, cria sistemas e oferece subsídios concretos para que gestoras e gestores tomem decisões baseadas em evidências. A partir de agora, o Maranhão terá condição de planificar seus programas, analisar os dados em painéis próprios e compartilhar experiências com outras unidades da federação”, explicou.

Seminário

As discussões do encontro também reforçam a qualificação das equipes e a modernização da gestão pública em saúde. A superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina Araújo, ressalta que a política de saúde digital tem papel transversal.

“A saúde digital fortalece a tomada de decisão porque organiza dados e aproxima a inovação da rotina dos serviços. Quando essas informações chegam de forma clara, o SUS ganha eficiência e a população recebe respostas mais rápidas e melhores”, afirmou a superintendente.