O governador Carlos Brandão visitou neste sábado (29) a 4ª Feira Nordestina e a 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), realizadas simultaneamente na Lagoa da Jansen. O evento, que ocorreu de 26 a 29 de novembro, reuniu mais de 330 expositores dos nove estados do Nordeste, movimentando a economia regional e ampliando a visibilidade da agricultura familiar.
Durante quatro dias, milhares de visitantes circularam pelos estandes em busca de produtos orgânicos, artesanato, cursos, conhecimento, música e lazer.
Um dos destaques da programação foi a final do Concurso da Melhor Farinha d’Água, que reuniu participantes de 25 municípios. A premiação distribuiu R$ 21 mil e consagrou, pela terceira vez consecutiva, Dona Terezinha, do povoado Braço, em Barreirinhas. Ao receber o troféu, ela declarou: "Esse título é do meu filho Renato, do meu marido José Preto, de toda a minha família e da minha comunidade de Braço. Porque esse título eu não levo para a minha casa, mas levo para a minha cidade. E quero acrescentar mais, dizendo a todos os trabalhadores e trabalhadoras: vamos nos empenhar mais, agora é hora de lutar, cada vez mais, por um produto de qualidade. Dizer que nós, mulheres trabalhadoras, que cultivamos a terra e processamos nossos produtos com amor, sempre vamos vencer essa luta", disse a tricampeã.
Outro momento marcante foi a entrega do Troféu Babaçu, que reconhece iniciativas que fortalecem a agricultura familiar. O secretário Bira do Pindaré destacou a importância da premiação: "O troféu Babaçu é um dos pontos altos aqui da nossa feira nordestina, da feira maranhense da agricultura familiar. É uma forma de reconhecimento e de apoiar o trabalho que essas pessoas fazem. E quando eu falo pessoas, são pessoas físicas, mas também pessoas jurídicas, organizações sociais e públicas que atuam nesse setor para que a gente continue desenvolvendo produtos e ocupando cada vez mais o cenário da gastronomia maranhense, nordestina, brasileira e mundial.”
A programação também contou com apresentações musicais de Roberta Miranda, Luciana Pinheiro e Victor Cena.
Brandão visitou estandes, conversou com produtores e elogiou a união entre os estados para ampliar políticas públicas de apoio ao setor. Ao final da agenda, o governador se juntou ao público para comemorar o tetracampeonato da Libertadores conquistado pelo Flamengo. Vestindo a camisa rubro-negra, celebrou ao lado de secretários, amigos e familiares.
Nas redes sociais, o governador escreveu: “Vitória e orgulho para toda a nação rubro-negra, com o Flamengo como primeiro time brasileiro tetracampeão da Libertadores. Parabéns ao clube e a nossa imensa torcida por uma conquista que celebra a grandeza do futebol brasileiro. Saúdo também o Palmeiras, protagonista das últimas temporadas e parte dessa história.”