O plantio da safra 2025/26 de soja no Piauí alcançou 29% da área estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o que corresponde a 1,148 milhão de hectares. Os dados foram divulgados pela Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja Piauí), que prevê aumento de 4,6% na área plantada em comparação com a temporada anterior.
Apesar da expansão, o cenário preocupa produtores. Segundo o presidente da entidade, Janailton Fritzen, as chuvas estão muito irregulares, diferente da boa distribuição registrada no ciclo passado. A condição climática tem reduzido o ritmo do plantio e ainda não é possível saber se a produtividade repetirá a média de 4.200 quilos por hectare atingida no último ano. Há previsão de chuva nos próximos dias, o que gera algum otimismo.
O diretor executivo da Aprosoja, Rafael Maschio, alerta que o estado já acumula atraso de cerca de 20 dias na semeadura, o que pode afetar entre 10% e 20% da área prevista para o milho safrinha. Ele afirma ainda que parte das lavouras já plantadas deverá ser replantada por causa da falta de regularidade climática.
A Conab estima que a produção de soja no Piauí chegue a 4,081 milhões de toneladas na safra 2025/26, crescimento de 8% em relação ao ciclo anterior. A produtividade média também deve aumentar 3,3%, atingindo 3.554 quilos por hectare.