Política Política
Prefeita de Piripiri pede desculpas após publicar vídeo com “blackface”
Jôve Oliveira afirmou que desconhecia o termo e apagou o vídeo divulgado no Dia da Consciência Negra.
22/11/2025 10h12 Atualizada há 3 horas
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1 Piauí
Foto: Reprodução

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, pediu desculpas após publicar um vídeo no qual aparece com o rosto pintado de preto, prática conhecida como “blackface”. Em nova publicação nesta sexta-feira (21), a prefeita afirmou desconhecer o termo e a prática.

O vídeo no qual Jôve aparece com o rosto pintado de preto foi postado na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, e apagado minutos depois, após repercussão negativa. No conteúdo, a prefeita retira a tinta escura da pele enquanto fala sobre a data.

"Quem me conhece sabe do meu compromisso com a igualdade racial, da minha relação com movimentos sociais e do meu trabalho por justiça e equidade. Mas reconhecer um erro também faz parte desse compromisso. Errar é humano e eu reconheço meu erro", afirmou.

O "blackface" é ofensivo porque prega estereótipos negativos sobre negros. Surgiu nos Estados Unidos para entreter audiências brancas às custas de um grupo minoritário que lutava por seus direitos civis após séculos de escravidão.

As interpretações feitas com uso de "blackface" em shows e programas populares eram normalmente imprecisas e profundamente ofensivas, mas muitos brancos enxergavam — e ainda enxergam — como uma forma aceitável de entretenimento.