A Águas do Piauí realizará, nos dias 22 e 23 de novembro, uma parada programada para a execução de quatro importantes ações simultâneas de modernização no sistema de abastecimento de União. As intervenções incluem a limpeza geral da Estação de Tratamento de Água (ETA), a substituição do Registro do Floculador, além de duas interligações de rede, que vão reforçar a distribuição nos bairros São Sebastião, São Judas Tadeu e São Francisco.
As ações integram o plano de melhorias contínuas da concessionária e têm como objetivo ampliar a eficiência e a segurança operacional de toda a rede de distribuição do município. O horário das intervenções foi definido estrategicamente pelo Centro de Operações Integradas (COI), que identificou o período entre 20h do dia 22/11 e às 11h do dia 23/11 como o de menor consumo, reduzindo os impactos à população. Durante esse intervalo, o fornecimento poderá ser temporariamente interrompido em grande parte da cidade.
Conforme destaca Flávia Miranda, gerente executiva da Águas do Piauí, o município de União apresenta desafios importantes no sistema de abastecimento, como rede antiga e deteriorada, causando um número elevado de rompimentos, além de baixa pressão nas áreas mais altas devido à falta de setorização. “O período chuvoso que se aproxima, eleva o teor de impurezas presentes na água bruta captada, por isso, é de fundamental importância realizarmos a limpeza geral da ETA de maneira preventiva, e a substituição do registro da unidade de floculação. Essa ação visa a manutenção da qualidade da água produzida e distribuída no município, além de garantir maior eficiência no processo de tratamento e mais segurança durante as manobras operacionais, explicou a gerente.
Entre as ações previstas, estão as melhorias no sistema de distribuição de água, com a interligação da adutora de 300 mm à rede de 100 mm, que vai melhorar a distribuição nos bairros São Sebastião, Residencial São Sebastião e São Judas Tadeu, permitindo maior controle operacional por meio da setorização. Também será realizada a extensão e interligação de cerca de 180 metros de rede do Residencial Vila Maria ao bairro São Francisco, ação que vai aumentar a pressão nas partes mais altas e reduzir a intermitência.
“Os bairros São Sebastião, São Judas e São Francisco sofrem com intermitência histórica no abastecimento e baixas pressões. O nosso foco com as interligações é melhorar a regularidade do abastecimento desses bairros e as pressões. Após a execução das atividades, o sistema será religado e retomará gradativamente sua operação”, completou Flávia Miranda.
A Águas do Piauí orienta que a população de União faça a reservação de água com antecedência para minimizar os impactos da parada temporária. Durante a intervenção, a concessionária manterá carros-pipa à disposição para atendimentos emergenciais, caso necessário. Após a conclusão dos trabalhos, o abastecimento será restabelecido de forma gradual.
Melhoria contínua em União
As ações programadas se somam a um conjunto de melhorias que serão implementadas nos próximos meses pela Águas do Piauí em União. Entre elas estão intervenções no sistema de esgotamento para reduzir extravasamentos em pontos críticos, como os bairros São Francisco, Nossa Senhora das Graças, São Pedro, São Judas Tadeu e São Sebastião.
Canais de atendimento
A Águas do Piauí reforça o compromisso em oferecer serviços de qualidade com eficiência e segurança à população. A concessionária está à disposição dos moradores, para esclarecer dúvidas e registrar demandas, inclusive emergenciais, através dos seus canais oficiais de atendimento, são eles: o número 0800 223 2000, disponível para ligações e mensagens no WhatsApp, além do aplicativo Águas App e o site www.aguasdopiaui.com.br .
Serviço: Melhorias na rede de distribuição de União
Data: 22 e 23 de novembro de 2025
Horário: A partir das 20h do dia 22/11 até às 11h do dia 23/11