Uma bebê de 1 ano e 7 meses foi baleada na cabeça na comunidade do São Jorge, em Engenheiro Pedreira, distrito de Japeri, na Baixada Fluminense (RJ), após traficantes abordarem o carro onde ela estava com a família.
O caso aconteceu na terça-feira (18), por volta das 22h30. De acordo com a mãe da criança, ela, o marido, a filha e a enteada voltavam de uma pizzaria em Queimados, onde comemoravam o aniversário de um parente.
Ao chegar à localidade para deixar a enteada na casa da avó, o pai da bebê, que dirigia o carro, seguiu os procedimentos de segurança adotados por moradores da região — ligando o alerta e abaixando os faróis.
Nesse momento, outro veículo se aproximou e os ocupantes abriram fogo. O motivo do ataque ainda é desconheido.
Um dos tiros atingiu a cabeça da bebê. Moradores alertaram aos criminosos que as vítimas eram moradores da própria comunidade e os disparos cessaram.
Um familiar da criança relatou à Polícia Militar que o carro foi alvejado por traficantes da comunidade, dominada pelo Comando Vermelho. Segundo ela, o pai da bebê percebeu os disparos ao entrar na rua onde mora.
Inicialmente, a criança foi socorrida na Policlínica de Japeri. Porém, em razão da gravidade do ferimento, a bebê foi transferida para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Duque de Caxias, onde passou por uma cirurgia de emergência para retirada do projétil.
Segundo nota da Prefeitura de Duque de Caxias, a bebê chegou ao hospital às 1h44 dessa quarta-feira (19), com lesão na região da cabeça, mas sem perfuração. Após exames, foi constatada uma fratura sem hematomas, e o procedimento cirúrgico ocorreu sem intercorrências.
O hospital informou que a criança segue internada, acordada, respirando sem ajuda de aparelhos e em estado estável.