Cidades Serviço Social
CRAS do Maranhão recebem internet de alta velocidade e Wi-Fi gratuito
A conexão vai contribuir para agilizar o atendimento às famílias, facilitar o acesso dos profissionais a sistemas públicos e ampliar as possibilidades de acesso da populaçã
29/10/2026 15h15
Por: Fabio Brito Fonte: O Imparcial

Uma iniciativa do Ministério das Comunicações vai conectar dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no Maranhão à internet, com investimento total de R$ 1,3 milhão. A medida busca agilizar o atendimento às famílias, otimizar o acesso das equipes de assistência a sistemas públicos e ampliar as oportunidades de inclusão digital para a população atendida.

Com a implantação de tecnologia via fibra óptica — que prevê velocidade de 300 Mbps por unidade — e instalação de infraestrutura Wi-Fi, os profissionais dos centros de atendimento terão mais rapidez para consultar plataformas estaduais e federais, atualizar dados do Cadastro Único (CadÚnico) e manusear ferramentas digitais essenciais para o fluxo diário de trabalho.

Além dos ganhos operacionais para as equipes, a conectividade ficará disponível aos usuários nas dependências dos centros. Moradores poderão utilizar o sinal para acessar serviços públicos digitais, checar informações sobre benefícios sociais, buscar cursos de capacitação profissional e pesquisar oportunidades no mercado de trabalho.

De acordo com o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a ação reforça a presença da infraestrutura digital em espaços comunitários essenciais. Ele destaca que a inclusão digital deve contemplar as populações em maior situação de vulnerabilidade, garantindo melhores condições de atendimento e ampliação do acesso a direitos e oportunidades.

Os recursos da ação vêm do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), gerido pela pasta para expandir a rede de banda larga e fortalecer a infraestrutura de equipamentos públicos que prestam serviços diretos à sociedade.