A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (15) uma operação para apurar fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal. Segundo as investigações, uma funcionária do banco estaria envolvida em um esquema individual que incluía alteração de dados cadastrais de clientes, reemissão indevida de cartões bancários e saques irregulares.
Policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão nos bairros Parque Tamandaré e Centro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Niterói. À suspeita também foram impostas medidas cautelares diversas da prisão.
De acordo com a PF, as fraudes eram praticadas pela servidora da Caixa de forma individual. O esquema envolvia “alteração irregular de dados cadastrais de clientes da instituição financeira”, “reemissão indevida de cartões bancários” e “realização de saques presenciais em terminais de autoatendimento”, além de “supostas contratações de cartões de crédito”.
A investigação começou após relatórios internos da Caixa identificarem movimentações fora do padrão, como manipulação sistemática de informações, vários cartões reemitidos para o mesmo endereço e saques realizados em diferentes agências da cidade.
Até agora, foram identificados 52 clientes com cadastros alterados irregularmente. O prejuízo estimado é de cerca de R$ 500 mil.
Na ação desta sexta-feira (14), os policiais apreenderam:
• Dois celulares
• Dois notebooks
• Sete cartões bancários em nome de terceiros, além de documentos diversos
A investigada poderá responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação, peculato e furto qualificado.
(Foto: Reprodução/PF)