Saúde Saúde Animal
Falha no processo de inativação de vacina é causa provável de morte de mais de 600 animais, confirma laboratório
As primeiras mortes registradas de bovinos, caprinos e ovinos foram registradas em julho deste ano.
14/11/2025 10h25
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1 Piauí
Foto: Reprodução/TV Clube

A principal causa provável da morte de mais de 600 animais após o uso da vacina Excell 10 nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Sergipe, é uma falha no processo de inativação da vacina, segundo o laboratório Dechra Brasil, responsável pela produção do imunizante.

As primeiras mortes de bovinos, caprinos e ovinos vacinados contra clostridiose com os lotes 016/24 e 018/24 da Excell 10 foram registradas em julho deste ano. O uso dos lotes foi suspenso em agosto.

Em comunicado divulgado na quarta-feira (12), o Dechra Brasil confirmou a falha no processo de inativação da vacina como "fator mais provável" e anunciou a suspensão temporária de toda a fabricação na unidade de Londrina (PR), até a conclusão de uma "revisão completa das operações e processos".

Clostridiose é o nome dado a doenças causadas por bactérias do gênero Clostridium, que podem provocar morte súbita em animais. Nas vacinas inativadas, microorganismos patogênicos são mortos ou modificados com substâncias químicas ou agentes físicos, de modo que não possam causar a doença

No dia 3 de setembro, o Mapa atualizou para 612 o número de animais mortos após serem vacinados com os lotes do imunizante Excell 10. Na ocasião, o Piauí concentrava a maior parte dos casos, com 488 mortes.

Nesta quinta-feira (13), a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) afirmou que somente o estado registrou, entre os meses de julho e novembro, mais de 600 mortes.


(Foto: Reprodução)