A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) iniciou o fechamento de retornos em avenidas de Teresina. Segundo o órgão, a ação tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e reduzir o número de acidentes em pontos considerados críticos da cidade.
Na zona Sul, dois trechos da Avenida Valter Alencar, próximos ao cruzamento com a Avenida Barão de Gurguéia, foram modificados. Apesar das intervenções motociclistas foram flagrados insistindo em utilizar os antigos acessos, passando por cima das canaletas já instaladas.
De acordo com a engenheira da Strans, Ananda Patrícia, os retornos foram fechados após análises técnicas e diante do aumento do fluxo de veículos na região.
“Esses pontos ficam próximos a cruzamentos semaforizados e a novos empreendimentos. Os carros estacionam na esquerda, outros tentam fazer o retorno e a via fica praticamente intransitável. Fechamos esses retornos para manter a fluidez, estruturamos as canaletas e sinalizamos as alternativas para evitar que os veículos sejam desviados para ruas sem asfalto”, explicou.
Os condutores agora contam com rotas alternativas sinalizadas, chamadas de “laços de quadra”, que permitem o retorno em vias próximas.
“O motorista vai percorrer 100 ou 200 metros a mais, mas o trânsito fica mais organizado. Esse tipo de medida é comum em grandes capitais, principalmente com o aumento da frota de veículos”, acrescentou a engenheira.
Na zona Norte, a Avenida Duque de Caxias também passou por alteração. O único retorno existente naquele corredor foi fechado após registros de acidentes graves, incluindo a morte de um motociclista em julho deste ano.
“Ele ficava próximo de uma curva, com baixa visibilidade, e apresentava vários pontos de conflito. Além disso, o transporte coletivo era prejudicado, porque os ônibus precisavam mudar de faixa para desviar dos carros que faziam o retorno. Por isso, decidimos pelo fechamento”, destacou Ananda Patrícia.
A Strans informou que não há novos fechamentos previstos a curto prazo, mas que continua monitorando os locais já modificados. “Na Duque de Caxias, por exemplo, ainda vamos instalar mais sinalizações indicativas para orientar os condutores sobre as rotas alternativas”, completou.