Brasil Fraude
ONG investigada por fraude do INSS aponta igreja como sede de loja
Organizações criaram CNPJs para funcionar como “laranja”; um dos empreendimentos funciona no mesmo lugar de igreja evangélica
11/11/2025 14h40
Por: Fabio Brito Fonte: Metrópoles

Samuel Chrisostomo do Bomfim Junior, contador da Confederação Nacional dos Agricultores e Empreendedores Familiares (Conafer), instituição envolvida na fraude do INSS, apontou o endereço da Igreja Evangélica Pentecostal Ministério Visão de Deus, no Recanto das Emas, como sede da sua empresa.

Nomes por trás da Conafer e da Associação de Aposentados do Brasil (AAB), ambas investigadas por envolvimento no caso que ficou conhecido como a farra do INSS, criaram diversos CNPJs distintos, com capitais acima de R$ 100 mil, que operam no mesmo conjunto de endereços no Distrito Federal.

Um desses empreendimentos, nomeado como Solution, foi aberto por Samuel Chrisostomo do Bomfim Junior – contador da Conafer – e supostamente funciona no mesmo local de uma Igreja Evangélica, fundada por uma das sócias da AAB, identificada como Lucineide dos Santos Oliveira, no Recanto das Emas.

O Metrópoles esteve no endereço e encontrou apenas a instituição religiosa, erguida entre um centro catequético e um terreno baldio. Apesar disso, segundo dados da Receita Federal, a loja de Samuel está ativa no espaço, configurando a suspeita de ser uma empresa fantasma.