Um caso chocante de consumo excessivo de energético levou um jovem de 21 anos, considerado saudável e sem doenças prévias, a ser internado com insuficiência renal aguda em estágio grave. A situação foi detalhada em um estudo publicado em 21 de outubro no Journal of Medical Case Reports.
O paciente, um jovem turco que não teve o nome revelado, começou a sentir náuseas, vômitos e cansaço extremo antes de procurar o hospital. De acordo com o médico Ahmet Murt, do Hospital Estadual de Bingol, os exames mostraram que a função dos rins havia caído drasticamente.
O jovem relatou aos médicos que bebia cerca de dois litros de energético por dia durante um mês, na crença de que o produto o ajudaria a se manter acordado e mais concentrado.
Os especialistas explicaram que a alta concentração de cafeína, taurina, açúcar e outros estimulantes nos energéticos pode reduzir o fluxo de sangue nos rins, causar inflamações e levar à lesão das células renais. No caso específico desse paciente, o "consumo exagerado" provocou necrose tubular aguda, um tipo de dano que impede o rim de filtrar o sangue corretamente.
Os autores do estudo deixaram um alerta: “O aumento do consumo de bebidas energéticas tem sido observado nos últimos anos, mas, em grandes quantidades, elas podem ter efeitos graves para a saúde” alertam.