No Sul, o tempo será predominantemente firme, com sol e poucas nuvens, favorecendo as atividades agrícolas. Entre terça e quinta-feira, há possibilidade de chuvas rápidas e pouco volumosas, especialmente em Santa Catarina e no Paraná. As temperaturas devem variar entre mínimas abaixo de 10 °C e máximas próximas de 28 °C. Já no Sudeste, o tempo seco em São Paulo deve beneficiar o avanço das lavouras, enquanto áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo podem registrar chuvas fracas. No norte e oeste da região, são esperadas chuvas moderadas a fortes, com risco de temporais.
No Centro-Oeste, a semana será marcada por instabilidades, especialmente em Goiás e Mato Grosso, onde há previsão de pancadas de chuva e risco de temporais, principalmente no oeste mato-grossense. Os acumulados podem chegar a 100 mm em algumas áreas. Em Mato Grosso do Sul, o tempo tende a ser mais firme, sobretudo no sudoeste do estado, o que exige atenção dos produtores para evitar prejuízos nas lavouras.
(Foto: Reprodução)
O Nordeste terá uma semana de contrastes. Enquanto o oeste e sul da Bahia, além do sul do Maranhão e do Piauí, devem registrar chuvas moderadas a fortes, o restante da região enfrentará tempo seco e muito quente. As temperaturas podem atingir os 40 °C, aumentando o risco de incêndios florestais e exigindo cuidados redobrados com a vegetação e a saúde da população.
Na região Norte a semana será chuvosa, com destaque para o Acre, Amazonas, Rondônia e Pará, onde os acumulados podem ultrapassar os 100 mm. Há risco de temporais, especialmente no oeste do Pará e em Rondônia. Os estados de Roraima e Amapá devem registrar tempo mais seco e quente, com menor incidência de chuvas. Esses padrões climáticos refletem a diversidade e complexidade do clima brasileiro, exigindo atenção constante dos produtores rurais e da população em geral.