A cabeleireira Larissa Nery, de 29 anos, moradora de Belo Horizonte, relatou nesta sexta-feira (7) estar “surpresa e assustada” com o uso indevido de sua foto em uma denúncia de fraude eleitoral na Índia.
A imagem, feita em 2017 em frente à casa dela, foi publicada por um amigo em um banco de imagens e acabou sendo usada por líderes da oposição indiana em telões e veículos de imprensa como se retratasse eleitores falsos.
Em entrevista, Larissa afirmou que nunca saiu do Brasil, não possui passaporte e jamais cogitou viajar à Índia.
"Foi uma surpresa tudo isso, não paro de receber mensagens de pessoas da Índia, tô usando o tradutor para entender" disse.
Relembre o caso
A foto foi tirada pelo publicitário Matheus Ferrero, amigo de Larissa, durante um ensaio em 2017. O material foi publicado em plataformas gratuitas de fotografia para divulgar o trabalho do profissional. Segundo Ferrero, o retrato ultrapassou 50 milhões de visualizações, mas foi reproduzido indevidamente em diversos contextos, inclusive em sites comerciais.
O caso ganhou repercussão internacional após o líder da oposição na Índia, Rahul Gandhi, exibir a foto da brasileira em uma coletiva de imprensa. Gandhi acusa o partido do primeiro-ministro Narendra Modi (BJP) e a Comissão Eleitoral indiana de participarem de um esquema de fraude nas eleições estaduais de Haryana, em 2024.
De acordo com ele, milhares de registros duplicados e imagens falsas teriam sido usados para manipular o resultado.
(Foto: Reprodução/ TV Globo)
Repercussão e impactos
Com a repercussão, Larissa passou a receber centenas de mensagens de indianos e jornalistas estrangeiros e tem usado tradutores automáticos para entender o conteúdo.
Ela também relata que o episódio trouxe impactos profissionais. Após a exposição, decidiu retirar o nome do salão onde trabalha de suas redes sociais, por conta da curiosidade de clientes e desconhecidos.
O fotógrafo Matheus Ferrero afirmou ter apagado as imagens das plataformas onde estavam hospedadas, com medo de novos usos indevidos.
“Apaguei por medo, não é algo que me representa mais. Fiquei pensando se tinha feito algo errado, mas não fiz”, informou.
Larissa disse que nunca imaginou que uma simples foto publicada na internet pudesse ganhar tamanha proporção.
“Tomem cuidado com as fotos que vocês postam. Fiz uma foto em 2017, jovem, no muro da frente da minha casa. Achei que nunca ia dar em nada. E olha onde fui parar: minha cara está nos telões da Índia, do outro lado do mundo”, disse.